VOLUNTARIADO AUMENTA AUTOCONFIANÇA E MELHORA SAÚDE MENTAL DE COLABORADORES

Pesquisa realizada pela InterCement com funcionários apontou benefícios da iniciativa

Ser voluntário faz bem. Em todos os sentidos. No início da semana, publicamos um texto sobre a importância do voluntariado e hoje damos sequência ao assunto para que fique ainda mais claro o quanto ser voluntário pode fazer a diferença também, e talvez principalmente, na vida de quem aprende a se doar. Veja aqui um exemplo de uma organização que tem origem em São Paulo e hoje atua em vários países, mas que dissemina uma prática que pode ser aplicada em qualquer lugar, independente do tamanho da empresa.

Uma pesquisa da InterCement, segunda maior empresa de cimento no País, com mais de 1.500 colaboradores de cargos gerenciais e operacionais apontou benefícios como maior engajamento e confiança e desenvolvimento de competências das atividades de voluntariado.

A InterCement é referência em trabalho voluntário. No mundo, a companhia mobilizou 37% dos mais de 6 mil funcionários em 2019. Há quase uma década, implementa ações de voluntariado por meio do Instituto InterCement. São projetos mobilizantes e de impacto social para desenvolver as comunidades em nove estados brasileiros e outros quatro países (África do Sul, Argentina, Egito e Moçambique onde está presente).

Abaixo os principais resultados da sondagem:

- 90% dos respondentes disseram que sua autoconfiança havia melhorado

- Para 75%, a saúde mental tinha melhorado (menor ansiedade, depressão e/ou estresse)

- 87% dos respondentes da pesquisa afirmaram que desenvolveram tanto competências técnicas – planejamento, gerenciamento de pessoas, recursos e tempo, gerenciamento de projetos, e levantamento de fundos – quanto habilidades comportamentais – liderança, comunicação, networking, capacidade de motivar outras pessoas, resolução de problemas e trabalho em equipe

- 89% indicaram que se relacionam melhor com os colegas de trabalho

- 86% se sentem mais engajados com o trabalho desde que iniciaram o voluntariado

- 85% disseram que o programa lhes deu a oportunidade de dar exemplos de valores importantes para seus filhos

- 88% perceberam maior senso de engajamento com outros moradores de sua comunidade

A pesquisa, intitulada “Impacto e o valor do voluntariado corporativo: aprendendo com o Programa de Voluntariado da InterCement”, foi desenvolvida pela pesquisadora Frances Hansford, Phd de Oxford University.

Os resultados foram apresentados no webinar Bem Fazer, evento online do Instituto InterCement para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado.

Sobre a InterCement

A InterCement é uma das maiores fabricantes de cimento do mundo e referência na utilização de combustíveis alternativos no processo de coprocessamento. A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Além do cimento, fabrica e distribui agregados e cal, atua no serviço de concreto e emprega mais de 6 mil profissionais. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é fundamental para a InterCement. Com atuação em cinco países Brasil, África do Sul, Argentina, Egito e Moçambique, tem capacidade ativa de produção de mais de 33 milhões de toneladas de cimento/ano, aproximadamente 2,4 milhões m³/ano de concreto e 7 unidades produtoras de agregados. Por meio do Instituto InterCement, a empresa realiza projetos mobilizantes e negócios de impacto com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário nas regiões onde atua.

Sobre o Instituto InterCement

O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”. www.institute.intercement.com