VOCÊ SABE O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

Veja como essa técnica pode auxiliar na resolução de conflitos e derrubar barreiras emocionais e físicas

Você sabe o que é constelação familiar? Sabia que ela pode ser uma importante ferramenta de auto-conhecimento e de superação de problemas que podem não ser tão facilmente identificáveis sem ajuda?
Conversamos com a consteladora, Vivian Pires, que atua no Centro da Flor, em Novo Hamburgo, e pode nos explicar do que se trata a constelação familiar.

De acordo com Vivian, trata-se de uma abordagem de cunho filosófico criada pelo filósofo e teólogo alemão Bert Hellinger. "Entende-se através dessa abordagem que todos nós carregamos informações de todas as situações que nossos antepassados viveram. Hoje em dia, pesquisas científicas comprovam que traumas geram alterações no DNA, que posteriormente são repassadas aos descendentes", acrescenta Vivian.

A constelação familiar pode ser aplicada em grupo, com representação de pessoas, ou individualmente, com a representação de objetos. Através das informações que são sentidas pelos clientes, diz Vivian, e pela consteladora, busca-se a origem do conflito vivido hoje e a desidentificação com o passado. "Os resultados variam de pessoa para pessoa e do assunto tratado. Por exemplo, pessoas que têm dificuldade de relacionamento com seus pais, em ter relacionamentos afetivos, experimentam maior clareza sobre a situação e mais facilidade em lidar com o assunto", afirma a consteladora.

Vivian diz, ainda, que é bastante comum também pessoas buscarem a ferramenta para tratar dificuldades de falar em público, sintomas emocionais e físicos, dificuldade em processos de separação, depressão, dependências.

Há poucas restrições para o tratamento via constelações, de acordo com Vivian. "Gosto de dizer que ter Consciência é a chave pra melhorar nossa vida, seja em qual área for. As constelações não são indicadas para menores de 16 anos, nem para pacientes psicóticos e grávidas", ressalta. 

E não há necessidade de mais de um encontro ou sessão para a constelação. Segundo Vivian, por se tratar de trazer à consciência algo que estaria oculto, cada assunto deve ser constelado apenas uma vez. A partir do que vem de informações, o cliente é orientado pela consteladora a executar alguma tarefa.