VEJA COMO HARMONIZAR VINHOS E CARNES

Dicas de especialista podem garantir uma refeição temperada com bom gosto

Ambos possuem sabor marcante, por isso, é preciso atenção para que nenhum dos dois se sobressaia nesta união. O vinho, se mal escolhido pode anular o prato. Por isso, a chef e chocolatiere Mirian Rocha explica o vinho que combina com cada tipo de carne e ensina como fazer a combinação perfeita.

CARNES VERMELHAS

Para acompanhar as carnes vermelhas você pode optar pelo vinho tinto, ambos possuem sabor intenso, mas resultam em uma combinação perfeita. O Merlot, o Malbec e o Carmenère são adequados a cortes como mignon e maminha. Em um churrasco, aposte no Tannat

Caso vá servir um filé pode optar também pelo Pinot Noir. Já o contra filé harmoniza com Cabernet ou Syrah. Para acompanhar carnes mais gordurosas como cupim e picanha, Cabernets Sauvignons são ótimas opções.

CARNES DE FRANGO

Embora a carne de frango seja suave e, por isso, mais fácil de combinar com a bebida, muitas vezes seja servida com molhos. Neste caso, é preciso cuidado na escolha do vinho.

Molhos leves combinam com Pinot Noir. Já se for servir frango grelhado, opte pelo espumante brut, que é mais suave. Riesling ou Sauvignon Blanc são boas escolhas para molhos mais apimentados e Sauvignon Blanc para os que possuem toque de limão.

Se o molho for de queijo, o vinho deve ter o sabor mais acentuado como o Cabernet ou o Syrah. Caso sirva o frango sem molho, o Chardonnay ou Sauvignon Blanc combinam bem.

CARNES DE PORCO

Para que a digestão seja mais fácil, a carne de porco deve ser servida com vinhos mais suaves como os produzidos com uva Riesling e os Cabernets Sauvignons, que harmonizam bem com este tipo de carne.

PEIXES E FRUTOS DO MAR

Por ser carne delicada, deve ser consumida com os vinhos brancos. Os feitos com a uva Sauvignon Blanc são boas escolhas. Caso o prato for peixe, você pode também servi-lo com uma bebida um pouco mais ácida, como a Chenin Blanc.