UNIVERSIDADE FORMA GRUPO DE TRABALHO PARA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS

Iniciativa da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS), promoverá avanços nos processos de ensino e aprendizagem

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, constituiu, por meio de resolução, um grupo de trabalho para atuar na prospecção e inserção de tecnologias educacionais inovadoras. A iniciativa surge em meio à crescente presença da tecnologia e à necessidade de transformar o processo de aprendizagem, conectando-o às expectativas profissionais, sociais e econômicas. "É papel da universidade preparar professores, estudantes e a sociedade para o avanço irreversível de um mundo digital e conectado", justifica o reitor.

O grupo de trabalho, que será coordenado pela Diretoria de Inovação (Dinova), é composto por representantes de diversos segmentos da Feevale, incluindo a Universidade e a Escola de Aplicação. Seus componentes deverão propor uma metodologia sistemática de disseminação e implantação interna dos produtos e processos analisados, bem como registrar os resultados do trabalho em um portfólio de práticas, para posterior publicação.

Conforme Prodanov, um dos objetivos do grupo de trabalho é adicionar recursos e ferramentas tecnológicas aos processos de ensino e aprendizagem. "Queremos incentivar a proposição de práticas educativas a partir do acesso a novas tecnologias, criando e ampliando espaços que facilitem o desenvolvimento de competências", ressalta, acrescentando que a Instituição pretende priorizar a inserção de tecnologias inovadoras, em detrimento a processos e produtos tradicionais.

Avanços em tecnologia

Práticas inovadoras já vêm sendo instituídas na Universidade, como a Feevale Way, forma de ensino que utiliza metodologias ativas e que promoveu uma reformulação completa de todos os cursos de graduação, e a Feevale Digital, modalidade diferenciada de educação a distância. Além disso, a Instituição vem adotando metodologias e tecnologias finlandesas, a partir de parcerias pioneiras e estratégicas com instituições da Finlândia.

As iniciativas criadas a partir da constituição desse grupo de trabalho deverão promover a aprendizagem ativa, interativa e cooperativa, desenvolvendo as competências digitais de professores e estudantes. Isso servirá de estímulo à criação, cooperação e interação, fomentando processos de autoria docente e discente.