UM PARABÉNS INFINITO! MULHER É UMA ETERNA DESCOBERTA!

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a homenagem inspirada do professor e escritor César Silva

Por César Silva*

E que descoberta maravilhosa! Quanto mais observo, pesquiso, convivo e aprendo, mais aceito sua beleza e a grandiosidade, inspirando divinamente. Nós homens somos ótimos, mas nem chegamos perto da complexidade e profundidade das mulheres.

No lar observo as nuances, detalhes, reações e afirmações de minha esposa amada e admiro cada vez mais sua força e determinação. Já desisti de entender, já estou na fase do aceitar! É mais legal! Aprendo muito mais e, principalmente, como abordar o inabordável em determinados momentos! É muito instigante!

A superficialidade na vida não serve para as mulheres. Você só as conhece se aprofundar muito sua relação e receber a confiança de uma. É sempre uma prova a cada instante! Mas é muito revigorante perceber a acuracidade do pensamento e até onde ele pode alcançar. Caminhos que nunca imaginei! Claro, sou homem!

Fico imaginando um mundo sem elas. Ou melhor, como poderia ser? Nunca! Minha profissão e propósito não permitem! Sabe por quê? Iria ser muito chato! Por melhores amizades e cervejas, a aventura de tentar conhecer uma mulher ultrapassa qualquer aprendizado! É uma escola permanente!

É mais fácil e coerente admirar! Admirar não significa aceitar qualquer coisa e sim aprender com o respeito. Se focarmos no sentimento, Jesus, como são avançadas e sensíveis! Percebem o menor sinal, a menor expressão e estão a mil quilômetros em frente quando se trata de consequências.

Desafio da paz

As guerras são momentos de tensão e destruição. Só servem para devastar e marcar profundamente aqueles que participaram. As cicatrizes são profundas, doloridas e muitos guardam mágoas para toda uma vida. São momentos em que as emoções estão exageradas e as palavras alcançam limites não resolvidos com meras desculpas.

Guerrear com uma mulher é socar uma faca e quebrar a parede. Guerrear com um homem é o mesmo que perder tempo. Então, lanço um desafio de paz! Isso mesmo: paz!

Somos seres humanos difíceis e complexos e todos temos razão. A emoção é quem comanda grande parte de nossa vida. Sentimento! Não há explicação racional ultrapassando sua atuação! Há uma pergunta célebre: é melhor estar certo ou ser feliz?

Nunca ninguém quis ser desrespeitado! Então, mude a estratégia! Use a empatia e invista em soluções melhores em busca da paz! Dá trabalho! Muito! Mas constrói aos poucos a paz! Mas não aquela paz do descanso e sim a de consciência.

Cometemos um erro estratégico a cada abordagem: mudar o todo antes da parte. Pequenas atitudes somadas tem um poder inimaginável! A consequência é a tão sonhada mudança, de ambos!

Troque reação por compreensão!

Troque raiva por paciência!

Troque nervosismo por calma!

Troque disputa por construção conjunta!

Não preciso de ninguém

Mesmo? Escuto muito mais esta frase hoje, em época de falsa independência, do que no passado. É claro que a maturidade predispõe ao autoconhecimento, autoafirmação, autoconfiança. Vivemos em sociedade e precisamos uns dos outros.

Talvez a melhor pergunta para essa situação seja: alguém realmente precisa de mim?

Invertemos a lógica e percebemos que o mundo gira mesmo que quisermos que ele pare. A empresa funciona apesar de nossa licença. As pessoas vivem mesmo sem estarmos perto!

Humildade é aquisição de tempo e é uma maravilhosa receita "ultramoderna" para resolver a briga de egos. Em realidade, ninguém muda por ninguém, somente por si! Há alguns que manipulam! Mas até o limite em que a pessoa se resolve!

Novamente a falta de humildade: poder sobre si ou sobre os outros?

Admiração e curiosidade são ingredientes a uma busca permanente dos sexos e de suas relações! Meu carinho especial às mulheres em seu dia, que sejam todos! Espero um dia ser admirado como ser humano por elas assim como admiro minha esposa! Uma Mulher com M maiúsculo! É um desfrute só!

César Silva é Mentor de Negócios, Consultor, Professor, Palestrante e Escritor - CEO @cesarsilvasimplesmente