TEMPORADA CULTURAL PROMOVE OFICINA E EXPOSIÇÃO

Programação alusiva ao Dia do Patrimônio Cultural terá atividade com arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira e da exposição de Leonardo Lessa

O Dia do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, será celebrado com uma programação especial na Temporada Cultural 2022 do Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos.

Haverá visitação orientada (18h); oficina com a arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira (19h) e lançamento da Exposição e bate-papo com o artista Leonardo Lessa: Se {Des}Lembro {Re}Significo - série de pinturas acrílicas (20h15). A entrada é franca.

Com o tema A cidade como palco: memórias, esquecimento e pertencimento em Dois Irmãos, a oficina com a arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira objetiva despertar na população o sentimento de amor ao patrimônio edificado, urbano. "Juntos vamos elencar valores de pertencimento para lugares das memórias", comenta.

Já a exposição (Se)Deslembro (Re)Significo, do artista Leonardo Lessa, é uma sequência de pinturas acrílicas sobre tela que tem como narrativa o momento atual: tempo de dar novos significados e encontrar diferentes sentidos. "Toda sua produção é a materialização do que reside em sua alma, dos sentimentos que se seguiram aos acontecimentos de sua vida. E ele produziu esses quadros como uma maneira de superá-los. Esquecer? Pode-se tentar, mas é difícil. Des-lembrar foi o artifício usado. Esse foi esse o caminho escolhido", ressalta Bernardete Conte, Psicóloga e Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, autora do texto que abre a exposição.

O artista e empresário no ramo moveleiro comenta que por meio de um discurso simples, aberto, figurado, possibilita distintas interpretações. "As influências herdadas refletidas em meus trabalhos e com a utilização basicamente de símbolos, busco despertar o questionamento do observador sobre nosso comportamento social", ressalta.

A Temporada Cultural 2022 do Espaço Cultural Antiga Matriz é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos com financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento e Conselho Municipal de Cultura. Atividades seguem até dezembro, sempre com entrada franca. A programação cultural pode ser acompanhada pelas redes sociais do Espaço Cultural pelo @ecantigamatriz no Instagram e Facebook.

Sobre os convidados

Suzana Vielitz de Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, pós-Graduação em Educação pela FEEVALE/PUC e aperfeiçoamento técnico em Preservação de Patrimônio e técnicas de Restauro de Bens pelo Deutsches Zentrum für Handwerck und Denkmalpflege - Fulda – Alemanha.
Mestre em Planejamento Urbano e Regional Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, com pesquisa em história, política e cultura, dissertação defendida em 2009 sob o título: Os Planos Diretores e as Políticas de Preservação de Patrimônio Edificado em Novo Hamburgo, sob a orientação do prof. Dr. Günter Weimer.
Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, pesquisadora com bolsa CAPES, para pesquisa em Patrimônio Imaterial da Imigração Alemã, sob a orientação da prof. Drª Claudia Schemes (2018-2022). De agosto de 2009 a fevereiro 2010 foi coordenadora de Patrimônio, Memória e Biblioteca, junto a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo – onde habilitou a cidade para o PAC das cidades históricas, dentre outros trabalhos. Possui vários trabalhos de projetos para restauração de edificações no Vale do Sinos e região. Em dezembro de 2019 foi agraciada com o prêmio na categoria setor privado - Profissional do Ano 2019 pela trajetória profissional - instituído pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul – SAERGS.
Professora na Universidade Feevale, desde 1990 onde ministra disciplinas relacionadas a desenho e projeto para os cursos de Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo. Sua ênfase é na área de patrimônio, projetos de restauro e urbanismo. Leciona atualmente as disciplinas de Técnicas Retrospectivas, Projeto Arquitetônico 5 e Urbano III do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale.
A arquiteta já atuou em projetos arquitetônicos de restauração de edificações da Antiga Igreja Matriz de Dois Irmãos; Igreja Evangélica Três Reis - Hamburgo Velho; Casa Mayer – Casa pastoral de Lomba Grande - Novo Hamburgo; Antiga Igreja Evangélica Luterana e Cemitério de Lomba Grande; Casa Schmitt-Presser - Novo Hamburgo; Moinho Kamellmann/Fazenda Apple - Lindolfo Collor; Antiga Igreja de São Pedro Apóstolo de Ivoti; Núcleo das Casas Enxaimel da Feitoria Nova - Ivoti; Casa Amarela - KaffekulturHaus na Ponte do Imperador - Ivoti; Escola Superior de Teologia - São Leopoldo; Mercado Público de Rio Grande; Casarão Weber, em Tupandi, entre outros.

Leonardo Lessa é Técnico Desenhista de Calçados e Acessórios, pela Feevale, Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unisinos e pós-graduado na Especialização em Poéticas Visuais – Pintura, Desenho e Instalação: Processos Híbridos, pela Feevale.

Para ele, sempre existe a necessidade de criar, de ter objetividade, comunicação, de interagir através de metáforas, entendimento rápido e leitura lógica, buscando soluções, através da ferramenta desenho.

Com as diversas práticas da arte alia seu gosto por desenho, signos, comunicação, interatividade e reflexão sobre aspectos da humanidade. A mediação entre a realidade e a ficção acontece por uma forma sensível, passando a atuar como uma forma de exploração do mundo, sendo ela única e particular.

Programação

18h - Visitação orientada ao Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel;
19h - Oficina no Dia do Patrimônio Cultural: "A cidade como palco: memórias, esquecimento e pertencimento em Dois Irmãos" - com a arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira;

20h15 - Lançamento da exposição e bate-papo com o artista Leonardo Lessa: Se {Des}Lembro {Re}Significo - série de pinturas acrílicas.