SEGREDOS REVELADOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E FELIZ

Evento online gratuito, promovido pelo Instituto Ling, debate, em três encontros, principais fatores da longevidade. É a partir de quarta-feira, 16, com participação de especialistas

A parceria do Instituto Ling com a SeniorLab e com o Instituto Moriguchi é uma excelente oportunidade para debater e conhecer propostas para o envelhecimento e vida mais saudáveis. O ciclo Os Segredos Para Envelhecer (Muito) Bem começa na quarta-feira, 16, e é aberto, gratuito, em três painéis trasmitidos ao vivo, às 18h30, sempre às quartas-feiras. 

O projeto vem de uma experiência de 25 anos de pesquisa e estudos que mapeiam o estilo de vida e os hábitos que tornaram Veranópolis (RS) a terceira cidade no mundo com a maior longevidade média entre os moradores. 
O evento reúne quatro especialistas e será aberto com a médica geriatra Berenice Maria Werle e com a nutricionista Neide Maria Bruscato. A pauta deste primeiro painel será sobre desvendar mitos e verdades sobre nutrição na terceira idade.

No dia 23, o projeto ainda receberá o Dr. João Senger abordando o tema Mente Sã: como manter o cérebro em movimento; e no dia 30, o  Dr. Emílio Moriguchi ministrará o painel Envelhecer feliz: IKIGAI e motivação para viver. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site  Após a inscrição, a equipe do centro cultural enviará por e-mail as instruções e o link de acesso às palestras.
 
Sobre os painelistas
Neide Maria Bruscato
é nutricionista, mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Gerontologia pela PUCRS, doutora em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS, pesquisadora e coordenadora operacional do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretora do Instituto Moriguchi.
 
Dra. Berenice Maria Werle é médica geriatra; mestre em Clínica Médica com área de concentração em Geriatria pela PUCRS; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção RS; pesquisadora do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretora do instituto Moriguchi.
 
Dr. João Senger é médico geriatra, mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos; presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção RS, pesquisador do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretor do Instituto Moriguchi.
 
Dr. Emílio Moriguchi é médico geriatra, com doutorado em Medicina com área de concentração em Geriatria pela Tokai University School of Medicine, no Japão; pós-doutorado em Metabolismo de Lipoproteínas e Doenças Ateroscleróticas pela Wake Forest University School of Medicine, nos Estados Unidos e Fellow in Geriatric Medicine and Gerontology pela Wake Forest University School of Medicine. É professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS; professor visitante da Faculdade de Medicina da Chiba University e Yokohama City University, no Japão; chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; pesquisador e coordenador geral do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretor do Instituto Moriguchi.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – SAÚDE
Ciclo Os segredos para envelhecer (muito) bem
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
 
Programação
Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 18h30: Painel Corpo são: nutrição e movimento para viver mais, com a Dra. Berenice Maria Werle e a nutricionista Dra. Neide Maria Bruscato
Dia 23 de setembro, quarta-feira, às 18h30: Painel Mente sã: como manter o cérebro em movimento, com o Dr. João Senger
Dia 30 de setembro, quarta-feira, às 18h30: Painel Envelhecer feliz: IKIGAI e motivação para viver, com o Dr. Emílio Moriguchi
 
 
Sobre o Instituto Ling

Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.