SE VOCÊ CONFIASSE EM MIM, TUDO SERIA DIFERENTE!

Peça-chave para qualquer relacionamento, a confiança hoje pode ser vista como artigo de luxo

Por César Silva*

Sem a menor dúvida! A confiança nos leva a uma intimidade, em qualquer relacionamento, que faz a diferença na construção de algo perene e engajador. Não basta fazer bem feito e com resultado! Há de se ter confiança, além da transparência!

Não aquela confiança desprovida de critérios e sim a confiança alicerçada em realidades, verdades e, antes de tudo, em ações concretas. Na velocidade atual, ela é artigo de luxo, dos mais raros.

Conversava com uma empresária sobre esse tema e, por mais simples que ele seja, não deixa de ser uma conquista de anos de reputação e clareza. Ela me disse que só trabalhava com quem confiava. Após ter vendido a empresa e apostado em novas tecnologias, se dava ao luxo de escolher com quem trabalhar.

A primeira pergunta que me veio a mente foi: e não confiavas em quem trabalhava contigo antes? Ela me disse que tinha uma ilusão a respeito desse sentimento. Em realidade, ela disse qua alimentava uma falsa imagem de que só tinha pessoas de confiança ao seu lado e que, muitas vezes, deixava passar pequenas situações para não se chatear.

Foi o seu maior erro, segundo ela. Se pudesse voltar no tempo e tivesse a maturidade que tem hoje, certamente agiria diferente. Ela disse saber o que não queria mais fazer na vida e uma das afirmações era de que não queria mais cultivar a ilusão e sim o sonho.

O sonho com ação! O sonho em realizar algo que lhe cabia no coração e satisfazia a mente, sem melindres ou sacrifícios. Atualmente, dizia ela, não devo nada a ninguém e sou muito clara, sem deixar de ser polida. Não deixo de dizer o que penso a quem não merece minha atenção. Estou mais seletiva!

Vivo uma vida mais livre, mais feliz, pois já lutei muito e continuo lutando, mas de forma diferente. Não escolho guerras que não são minhas a não ser que sejam em prejuízo da coletividade e dos que menos podem.

Aprendi que não devo carregar o problemas dos outros sobre meus ombros e que cada um tem sua própria cruz, com sua marca pessoal, que não pode ser terceirizada. É construída a ferro e fogo do próprio suor!

Hoje enxergo tudo com uma visão experiente e continuo a estudar, me aprimorar, pois sou jovem, tenho 50 anos, e tenho, no mínimo, mais 50 anos de atividades lúcidas pela frente. Quero estar sempre a frente de meu próprio tempo!

Cuido mais de minha saúde, pois abri mão dela em benefício dos filhos e da família, o que vejo que valeu a pena, mas faria de forma diferente. Não sei se escolheria o mesmo curso universitário que fiz, mas certamente farei outros nos próximos anos. Conhecimento não enche sala, amplia horizontes!

O que não entendo, de jeito nenhum, são as futilidades. Não perco mais meu tempo com bobagens sem objetivos concretos e sem resultado algum. Falar por falar, prefiro falar com quem me agrega algo. Quero ser feliz conhecendo gente feliz e consistente!

Quero cultivar relacionamentos diferentes, duradouros, quero viajar, conhecer culturas novas, atividades que meu marido sempre quis que eu fizesse com ele. Ele foi fiel, ela disse! Me esperou! Agora é nossa vez! Deveria ter feito antes, mas, sabe como é, vamos deixando passar!

Os seus olhos brilhavam e ela me contou seu maior segredo! Não se preocupem, não tem nada a ver com algo ruim, libidinoso ou infame. Pelo contrário! Ela disse que o grande segredo e sonho da sua vida era estar plena, convicta de si e se amando. Nunca pensei em valores financeiros, dinheiro. Isso foi consequência!

Sempre pautei minha vida a partir da necessidade de terceiros. Agora, minhas necessidades vem em primeiro lugar! Não deixo de amar ninguém, mas me amo acima de tudo! Essa conquista me deixou mais rica de mim, mais rica da vida, mais rica de amor e de plenitude.

Descobri que todos tinham uma confiança inabalável na minha capacidade e na minha reputação e personalidade. Mas faltava alguém: eu mesma! Quando levanto de manhã e me olho no espelho a primeira frase que digo é: se você confiasse em mim tudo seria diferente!

A diferença é que depois de todos esses anos tudo será diferente!! Muito diferente...

César Silva é professor, escritor, consultor, mentor - Head of Business @cesarsilvasimplesmente, Professor/Tutor Externo IERGS/Uniasselvi, Conselheiro da Fenac S.A.