SAIBA POR QUE O INVERNO É A MELHOR ÉPOCA PARA PEELINGS E LASERS

Dermatologistas recomendam tratamentos neste período e dão dicas para manter a pele saudável

O inverno é o melhor momento para tratamento da pele com procedimentos como peelings e lasers. "Para que sejam realizados estes tratamentos, a pele não pode estar bronzeada. Isso porque o laser e a luz intensa pulsada usam calor ou luz de diferentes comprimentos de onda para estimular a produção de novas células. Estando a pele bronzeada, o risco de efeitos adversos indesejáveis aumenta consideravelmente", alerta a dermatologista Dra.  Daniela Neves, que dirige clínica em Belo Horizonte (MG).  Dá uma olhada nas dicas de especialistas e, em caso de dúvidas, procure os profissionais da área.

Um outro motivo para indicação desses tratamentos no inverno é a facilidade de proteger a pele do sol. "Por exemplo, quando tratamos a pele do colo para amenizar manchas e rugas, o uso de roupas próprias para o inverno ajuda bastante a deixar o pós tratamento mais seguro e confortável", explica a médica.   

Felizmente a ciência está a nosso favor e temos, atualmente, disponíveis várias opções de tratamento.  "A indicação do laser ou do peeling a um paciente depende de inúmeros fatores e o dermatologista indicará a melhor opção para cada caso, levando em consideração o tipo de pele, idade, objetivos do tratamento", destaca Dra Daniela Neves.  "Algumas opções de laser são: laser CO2, laser Erbium, laser de diodo, laser Q-Switched, luz intensa pulsada", explica.  

Já o peeling gera descamação da pele e visa o rejuvenescimento e clareamento de manchas. "O peeling é um processo que promove a descamação das camadas superficial, média ou profunda da pele, por meio de substâncias químicas,geralmente; mas, também podem ser realizados, mais recentemente, a laser. Os peelings promovem renovação com descamação controlada da pele, com boa recuperação e efeitos excelentes e satisfatórios", explica Dra. Mariana Chambarelli Neno, dermatologista da clínica Dra. Denise Chambarelli no Rio de Janeiro.  

Segundo Dra. Mariana são benefícios do procedimento: a renovação da pele melhorando a textura, brilho , clareando manchas e suavizando rugas finas, deixando-a com aparência mais jovem. "Além disso, há aqueles peelings que são bastante secativos e antiinflamatórios, muito bem indicados para casos de acne leve a moderada e oleosidade excessiva da pele", detalha a médica.  Ocorre ainda a regeneração da pele no local de aplicação do peeling, com melhora da sua superfície, que fica mais lisa, homogênea e macia, deixa os poros fechados, além de mais uniforme na sua coloração.

Confira as dicas e orientações da dermatologista Dra. Mariana Chambarelli aos pacientes após a realização do peeling:

1. Retirar o produto da face com sabonete suave, após o tempo determinado pela dermatologista. 

2. Aplicar água termal gelada. 

3. Usar filtro solar físico pela manhã e reaplicar a cada 2 horas. 

4. Interromper o uso de ácido e produtos de tratamento em casa, por sete dias. 

5. Após dois dias de procedimento, iniciará uma descamação que pode variar de leve à intensa. Não retire a pele que irá descamar. 

6. Não se expor ao sol. 

7. Aplicar diariamente cremes hidratantes e cicatrizantes indicado pelo dermatologista.