RINOPLASTIA: O QUE É MITO, O QUE É VERDADE?

Médico otorrinolaringologista esclarece dúvidas acerca de uma das intervenções cirúrgicas mais frequentes no Brasil

Uma das cirurgias mais realizadas no País, a rinoplastia ainda provoca muitas dúvidas. Há quem precise fazer o procedimento por questões de saúde e há quem o faça por questões estéticas, apenas para deixar o nariz de forma que considere mais harmonioso. O fato é que, realizada com segurança, por um profissional reconhecido, a cirurgia não precisa assustar. Mas, as informações que circulam cada vez mais livremente pela Internet acabam por despertar ainda mais dúvidas e medos. É para evitar situações assim, que o médico otorrinolaringologista Nelsoni de Almeida, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face esclarece mitos e verdades desse procedimento.

MITOS X VERDADES

O resultado estético fica artificial
Mito. Resultados artificiais são decorrentes de filosofias e técnicas ultrapassadas. O bom cirurgião reconhece e respeita as singularidades de cada paciente, suas características étnicas e anatômicas, de forma a proporcionar o resultado natural e harmônico da rinoplastia.

Posso melhorar estética e respiração de uma só vez
Verdade. A rinoplastia pode ser realizada, ao mesmo tempo, tanto para harmonizar a aparência, quanto para tratar da obstrução nasal causada por situações que alteram  a  estrutura do nariz. 

A rinoplastia é muito dolorosa 
Mito. A dor é inexistente quando o paciente usa a medicação adequada no  pós-operatório. O que dá certo incômodo é a pressão causada pelo inchaço e curativos, que são mais frequentes na primeira semana.  

A rinoplastia secundária pode ser uma opção
Verdade. A decisão por realizar uma segunda rinoplastia dependerá do consenso entre a expectativa de resultado do paciente versus o resultado possível pelas técnicas atuais da rinoplastia, avaliado pelo especialista.

Todos os resultados demoram a aparecer
Mito. Dependendo do caso, já se percebe uma mudança na primeira hora do pós-operatório. Porém, a melhora fica mascarada pelos curativos e inchaço. Após uma semana, já se pode notar melhorias significativas no perfil, principalmente naqueles narizes que apresentavam giba (o famoso calombinho) e ponta nasal caída.

O tipo de anestesia pode variar
Verdade. Existem duas maneiras de realizar a anestesia em uma rinoplastia. Local e sedação e anestesia geral. Na primeira, são feitas injeções para o bloqueio dos principais nervos do nariz, associadas a medicações que induzem o sono profundo. Na anestesia geral, perde-se completamente a consciência durante o tempo de cirurgia.

Rinoplastia é para pessoas jovens
Mito. Não há idade máxima para a rinoplastia, e o procedimento se apresenta como solução assertiva para resgatar o desenho harmoniosamente mais jovial da face, tanto de mulheres, quanto de homens.

É possível prever o resultado
Verdade. A partir de um moderno software profissional, o cirurgião pode simular um possível e aproximado resultado estético da rinoplastia através de fotos adequadas do paciente, durante a consulta médica. No entanto, simulações e resultados finais sempre irão apresentar diferenças devido a detalhes anatômicos e características próprias da cicatrização de cada paciente.