QUE TAL UMA CEIA PERSONALIZADA?

Esses são alguns dos atrativos da Maria Bolachinha para o fim do ano, são várias opções de tortas, doces, com ceias elaboradas de forma totalmente artesanal

Com a proximidade dos eventos e festas de fim de ano, a gastronomia natalina ganha espaço. A chef Biba Retamozo, da deliciaria Maria Bolachinha, de Porto Alegre (RS), preparou um cardápio para este período prático, saudável e saboroso, com opções de doces, salgados e miniporções para beliscar o dia todo. São tortas, quiches, farofas especiais, saladas nutritivas, couscous e inclusive doces que trazem espumante na receita.  "É aconchegante reunir a família, amigos, e aproveitar o momento sem se preocupar com comilança, certo? Então a ideia é sugerir delícias que tragam descontração à mesa, desopilando da formalidade e facilitando na hora de receber quem amamos",diz a chef.

E na Maria Bolachinha a ceia pode ser personalizada. "Temos o expertise de executar as comidinhas preferidas de cada família. Se precisar de outras opções que não temos disponíveis, aquela salada que a mamãe fazia, ou o doce que nem a avó lembra o nome, o pessoal pode mandar pra cá que a gente dá um jeito de elaborar. Com antecedência, claro", enfatiza Biba.

Os doces, uma tradição desta época festiva, têm espaço garantido na ceia da Maria Bolachinha. O destaque fica para o Guri de Brownie, bolinho em formato de "gingerboy" feito com massa amanteigada de chocolate, castanhas do Pará e cobertura de chocolate meio amargo.

Outra opção do cardápio é a torta Bûche de nöel - tradicional rocambole de Natal na França, com massa dacquoise de nozes, recheio de doce de leite artesanal feito na casa e cobertura de ganache de chocolate meio amargo. A torta de Alfajor, que alterna camadas de bolachinha com doce de leite e ganache é outra sugestão da deliciaria, que também produz brigadeiros e bolachinhas artesanais amanteigadas com espumante.

PARA NÃO SAIR DA DIETA

Para quem segue dietas de restrição, a equipe oferece o brownie de azeite com farinha de amêndoas (sem farinha e sem lactose) e o doce de leite sem lactose. Vegetarianos e veganos também são bem-vindos - e quaisquer outras necessidades e alergias serão atendidas pontualmente, basta solicitar na hora da encomenda.

A Maria Bolachinha também trabalha produzindo chutneys, molhos e compotas para servir na ceia ou para presentear. As embalagens são de vidro hermético, podendo ser guardadas.

Sobre a Chefe Biba Retamozo e a Maria Bolachinha

Jornalista formada pela PUCRS, Biba já trabalhou em diversas áreas da comunicação no RS. É também cozinheira, padeira e confeiteira, e após dez anos de jornalismo, decidiu trocar as letras pelas panelas, em 2009, quando criou a Maria Bolachinha. Atuando há seis Natais, a empresa se diferencia por sabores arrojados, doces elaborados com chocolates premium e feitos à base de ovos - como o pudim Getúlio Vargas, papos de anjo e ambrosia clássica. O doce de leite da empresa, porém, é o coqueluche do cardápio - e agora possui também opção sem lactose.