QUARENTENA E O RISCO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS COM CRIANÇAS

Veja como proceder: com a mudança na rotina das famílias, por causa dpo coronavírus, o risco de acidentes domésticos aumenta com o manuseio de materiais e substâncias

A quarentena, instituída pelas autoridades governamentais, como medida de controle do coronavírus, implicou no adiantamento do recesso escolar e, com crianças em casa, é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes domésticos, uma vez que elas são as maiores vítimas de ocorrências com lesões em casa. 

O álcool etílico líquido 70%, que foi liberado para comercialização, precisa ficar longe do alcance dos pequenos, pois pode causar queimaduras gravíssimas. O médico traumatologista especialista em mãos, Erik de Carvalho, afirma que 90% dos acidentes domésticos poderiam ser evitados.

De acordo com o especialista, dos 5 aos 14 anos a maioria dos acidentes em casa se dá devido a quedas, cortes e choques elétricos, já dos 10 aos 14 anos o grande perigo está nos acidentes ocasionados por queimaduras. “As fatalidades acontecem, na grande maioria das vezes por quatro motivos: distração, pressa, supervisão inadequada e mudança de rotina. Estamos vivendo um momento novo para todos, é fundamental que panelas quentes, facas, materiais tóxicos e fios elétricos fiquem fora do alcance das crianças”, afirma.

O que fazer em caso de acidente?

            Corte profundo

•       Lave com água;

•       Compressão local com gaze ou pano limpo;

•       Vá ao hospital!

Esmagamento

·       Lave com água;

·       Cubra com toalha ou pano limpo;

·       Se ocorrer amputação o membro amputado precisa ser levado ao hospital junto com a criança. Enrole o membro com um pano limpo e coloque-o dentro de uma sacola plástica. Essa sacola deve ser colocada dentro de outra com gelo;

           Queimaduras

·       Nunca use pasta de dente, pomadas, manteiga, clara de ovo;

·       Lavar com água fria;

·       Em casos mais graves, leve ao hospital.