POR QUE VOCÊ PRECISA DE UMA CONSULTORIA DE ESTILO?

  • 06 de Novembro, 2014
  • |
  • Moda
  • |

A consultora de estilo e jornalista Ana Fritsch fala da importância deste profissional no cotidiano

Estar na moda, ter estilo, saber escolher a roupa certa para o seu tipo físico e estar à vontade com o que veste e com o que calça. Este é o sonho da maioria das pessoas, e não somente das mulheres, pois cada vez mais os homens estão atentos às tendências e aos lançamentos no mundo da Moda. Mas nem sempre sabemos por onde começar, como descobrir o que cai melhor, que tipo de roupa ou cor está mais de acordo com o que somos.

Pois, para dar uma força e ajudar a responder a todas estas questões, existe um profissional que cada vez mais ganha espaço no mercado e conquista clientes fieis. É o Consultor de Estilo. O Temas Preferidos conversou com uma das profissionais mais procuradas nesta área hoje no Rio Grande do Sul. A jornalista Ana Fritsch tem formação em consultoria de moda no Instituto Marangoni, de Paris, e é especializada em Marketing e Design de Moda pela ESPM/RS. Confira, a seguir as principais dicas de Ana Fritsch que também nos fala sobre sua trajetória profissional. Ela também mantém o blog www.anafritsch.com.

Você é jornalista e escreve sobre moda, comportamento e consumo. Como isso ajuda na hora de prestar a consultoria de estilo para uma cliente?

As duas formações se complementam. Por ser jornalista, tenho uma curiosidade e uma maneira de "entrevistar" os clientes que facilita entender as necessidades individuais. O jornalista é curioso, o consultor de estilo também. E a primeira coisa que faço ao começar uma consultoria de estilo é conversar sobre a rotina, os gostos e os desejos dos clientes.

Descobrir o estilo próprio é a chave para uma consultoria de sucesso?  

Sem dúvida. Trabalho com três pilares: o estilo, o tipo físico e as tendências de moda. Estes três itens juntos e bem trabalhados garantem uma consultoria de sucesso. Claro que é um processo contínuo e que exige esforço do cliente para manter o andamento.

O que faz um consultor de estilo?

O consultor de estilo está sempre antenado com o que acontece ao seu redor. As tendências de moda, as formas de combinar cores e de usar determinadas peças e acessórios são algo corriqueiro na vida do consultor. No meu caso, gosto muito de observar o que as pessoas vestem no seu dia a dia. Na rua, no shopping, no restaurante, estou sempre buscando novas ideias. Também observo o que não fica bem para determinado estilo ou tipo físico. É um aprimoramento constante. No caso da consultoria de estilo individual, ela ajuda a conciliar o que gostamos de usar ao que podemos usar. 

O que faz um personalshopper? 

Ele é a pessoa que ajuda na compra de peças acertadas, trazendo agilidade e economia, além de uma segurança na escolha do que comprar. O personalshopper pode fazer um trabalho pontual, como uma compra para uma determinada ocasião, como um casamento, a aquisição de peças para montar uma mala de viagem, por exemplo, ou até mesmo renovar o guarda-roupas. 

O comportamento, a etiqueta, a forma de pensar da cliente influencia no resultado final? É necessário haver uma transformação neste sentido também?

Sim, tudo isso influencia. O primeiro passo para uma consultoria de successo é descobrirmos o estilo de cada cliente e combinarmos com seu tipo físico. Para isso, faço uma entrevista para descobrir a rotina, os gostos e os objetivos da cliente. O primeiro encontro é, muitas vezes, parecido com uma sessão de terapia, guardadas as proporções. É um momento de intimidade em que o cliente precisa confiar no trabalho do consultor. Mas todo o resto é um complemento. 

Qual o tempo necessário para a conclusão do trabalho?

O tempo de trabalho é muito relativo, depende de cada cliente e das suas necessidades. Mas para dar uma ideia geral, precisamos de um encontro de cerca de duas horas para a primeira entrevista. A partir deste encontro, preparo um Guia de Estilo personalizado, um material impresso com sugestões de acessórios e roupas. Nele, explico o estilo, as cores que favorecem o cliente, quais as melhores opções de roupas e acessórios para o dia a dia, eventos mais formais e outras ocasiões. Levo entre 6 e 8 horas para finalizar este material.

Com o Guia de Estilo em mãos, o cliente pode partir para a arrumação do guarda-roupas, que dura em média de 4 a 5 horas. Neste momento, analiso as peças que o cliente tem em casa e que podem ser aproveitadas e até mesmo enviadas à costureira. Se for necessário, vamos para a compra de roupas, sempre de acordo com o estilo e tipo físico. O tempo de compras também varia muito, mas podemos pensar em algo como 5 horas. Podemos, ainda, voltar para o guarda-roupa e montar os looks com as novas peças, misturadas com as que o cliente já tinha. Então, fazendo uma média, o trabalho leva em torno de 20 horas. Sempre procuro fazer tudo no prazo de três semanas e retomar o contato com o cliente dois meses depois, sem custo, para acompanhar a evolução. 

 

A consultoria para homens tem bastante procura? Qual é a diferença principal em prestar este serviço para homens, mulheres e jovens?

A consultoria para mulheres tem mais procura, mas atendo também homens e adolescentes. No caso dos adolescentes, geralmente são filhos/filhas de clientes, que já conhecem meu trabalho e buscam repassar a experiência. No caso dos homens a procura maior é de políticos e executivos, que buscam aprimorar sua imagem pública. Atendo alguns profissionais liberais em momentos de transição, saindo de carreiras mais formais e buscando ocupações ligadas à inovação e ao conhecimento. Nestes casos, o guarda-roupas fica mais descolado. É um trabalho muito enriquecedor para mim, aprendo muito com os clientes. E me realizo cada dia mais.

O stylist também presta serviço particular ou seu trabalho é direcionado a editoriais de moda apenas?

O stylist faz os dois tipos de serviço. No meu caso, o foco é a consultoria personalizada. Mas ela pode ser feita tanto para pessoas que apenas buscam dicas para aproveitar mais as roupas e acessórios que têm em seu guarda-roupa como para clientes que querem desenvolver ou definir seu estilo. No caso das mulheres, geralmente são novas fases de vida, como uma gestação, um novo desafio profissional, um novo namorado, uma separação...Muitas vezes a consultoria de estilo está ligada ao emocional. Com os adolescentes também é muito bacana, pois estão entrando em uma nova fase da vida, uma fase diferente, na qual o corpo e o estilo se confundem entre a infância e a fase adulta. Neste caso ajudo o público teen a ser descolado e a encontrar um estilo próprio sem perder a identidade. Os homens são mais objetivos e o trabalho acaba sendo mais rápido (risos). 

Qual a regra número um para uma pessoa aprender a descobrir seu estilo próprio?

Para descobrir seu estilo é preciso se olhar no espelho, se observar, pesquisar, descobrir o que gosta e o que não gosta. É importante se entender e se conhecer, pois assim é possível transmitir segurança na forma como nos vestimos. Nada mais desagradável do que estar prestes a fazer uma palestra, um discurso ou uma entrevista de emprego e se sentir inseguro com a roupa que estamos vestindo. 

Você pode listar cinco dicas básicas para ajudar a pessoa a ter um guarda roupa bem bacana sem precisar gastar muito?

1. Invista em peças coringa, como o jeans e uma boa camisa.

2. Aposte em peças mais encorpadas, como os blazeres, que vão bem em todas as idades e tipos físicos e ajudam a compor o visual.

3. Compre com bom senso. Não compre só porque achou "bonitinha" a peça ou "uma gracinha" o sapato. As compras precisam ser utilitárias.

4. Compre peças de qualidade. É preferível repetir uma roupa com bom caimento do que usar diversas peças que parecem que são do guarda-roupas de outra pessoa. 

5. Na dúvida, não "ultrapasse". Se acha que o blazer está um pouco apertado, que a saia está um pouco curta ou larga demais, procure outras opções.