PARA CONHECER A CIÊNCIA NAS MESAS DO BAR

Universidade Feevale organiza edição de Novo Hamburgo do Pint of Science, que se propõe a aproximar pesquisadores e cientistas da comunidade

Com o objetivo de levar a ciência para fora dos laboratórios e evidenciar a importância da pesquisa, especialmente em tempos pós-pandemia, acontece, na próxima semana, no mundo todo, o Pint of Science 2023. A Universidade Feevale organiza a edição de Novo Hamburgo do evento, que acontece entre os dias 22 e 24. A programação abrange temas como psicologia, biologia, meio ambiente, física, matemática, política, direito e tecnologia.


A ideia do Pint of Science é reunir pesquisadores e cientistas com a comunidade para um bate-papo descontraído em bares, a fim de divulgar a pesquisa científica. Com o lema Um brinde à ciência, o festival tem o intuito de estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

Na opinião do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, um dos legados mais importantes da pandemia é a necessidade de os cientistas manterem um processo de comunicação contínuo com o público, buscando tornar a ciência acessível para pessoas dos mais diferentes níveis de formação. “Nesse sentido, o Pint of Science é um programa pioneiro, que permite aproximar, em um ambiente agradável, cientistas e comunidade, para debaterem, de maneira leve, tópicos bastante densos, como as pandemias globais e uma série de outras questões igualmente importantes, paras quais a solução passa por uma sociedade informada e pela ciência”, explica.

Confira a programação em Novo Hamburgo:

Dia 23 de maio, terça-feira, às 19h30min
Local: Velho Viking Beer (Rua Otto Kopschina, 43 - Ideal)
- Não há resposta para nada fora da ciência, com Daniel Conte, doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana e mestre em Literatura Comparada, professor e pesquisador da Feevale, poeta e artista visual.
- (Des)Conhecimento, com João Sganderla Figueiredo, mestre em Ciências Sociais, doutor em Sociologia, professor e pesquisador da Feevale.

Dia 24 de maio, quarta-feira, às 20h
Local: O Lorde Bar (Av. Gen. Daltro Filho, 1114 - Hamburgo Velho)
- Saúde sexual no século 21, com Charles Schneider Borges, mestre em Ginecologia e Obstetrícia, atua em Ginecologia e Obstetrícia com ênfase em Sexologia, Saúde LGBTQIA+, Climatério e Osteometabolismo. É professor do curso de Medicina da Feevale.
- Com Ciência, com Giovani Zwetsch Gheno, médico com mestrado e doutorado em Filosofia e especialização em Psiquiatria. Atua no Hospital Fêmina como médico do Grupo Hospitalar Conceição. É professor nos cursos de Psicologia e Medicina na Feevale.

Pró-reitor na edição de Porto Alegre

O pró-reitor Fernando Spilki participará do Pint of Science de Porto Alegre. No dia 22 de maio, segunda-feira, o virologista conversará sobre Multiversos do fim do mundo, no Céu Bar + Arte (Rua Gen. Lima e Silva, 1487). O bate-papo começa às 19h30min e terá a presença, ainda, de Jefferson Simões, cientista, explorador polar e membro da Academia Brasileira de Ciências, e Raquel Castilhos, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, com atuação em temas como controle biológico e fungos.

Saiba mais

A ideia do evento surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram o Encontro com pesquisadores, em 2012. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor uma ação em que os pesquisadores pudessem conversar com as pessoas em bares e, assim, em 2013, nasceu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu – só no Brasil, neste ano, a estimativa é que o evento aconteça em 123 cidades, em todas as regiões do país, contando com a presença de mais de 600 pesquisadores e especialistas. A expectativa de público para 2023 é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores. Mais informações podem ser obtidas no site https://pintofscience.com.br.