MITOS E VERDADES - O CENÁRIO ONCOLÓGICO PÓS-PANDEMIA

Comunidade é convidada a assistir debate entre especialistas sobre o impacto do alto número de casos não diagnosticados de câncer no Brasil

Enfrentamos um novo, e grave, problema de saúde pública após a queda nos casos de covid-19 no Brasil: casos de câncer e óbitos em decorrência da doença estão aumentando. E isso não somente pelo surgimento de novos casos, mas principalmente pelo atraso no diagnóstico e tratamento provocado pela pandemia do coronavírus.

Para debater esse novo cenário e apontar a busca de soluções para enfrentar os desafios que se impõem, a Oncoclínicas RS promoverá no próximo dia 29/3, a partir das 19h, uma nova edição do Mitos e Verdades. O encontro virtual terá as participações dos oncologistas Dr. Stephen Stefani e Dr. Carlos Barrios, com mediação da comunicadora Carla Fachim. A transmissão ocorrerá pelo @oncoclinicasrs no Instagram.

Estudos internacionais indicam que com a interrupção dos diagnósticos e tratamentos oncológicos, o controle do câncer está comprometido pelos próximos cinco ou 10 anos. "Para se ter uma ideia, no Brasil, por exemplo, houve redução de 58% a 80% de mamografias de rastreamento e de 40% de cirurgias de mama durante a pandemia", destaca Dr. Carlos Barrios. Estudo publicado pela revista britânica The Lancet Oncology no final de 2021 aponta a ocorrência de 1,4 milhão de novos casos e 600 mil mortes pela doença apenas na América Latina ao longo de 2020.

Entre as alternativas para enfrentamento desse novo problema de saúde está a revisão do planejamento para colocar o câncer como um fator realmente importante, preparando o sistema de saúde para a alta na demanda. Essa e outras sugestões estarão em foco nesta próxima edição da série de lives Mitos e Verdades. A iniciativa gratuita da Oncoclínicas RS visa estreitar ainda mais os laços com a comunidade, levando para discussão assuntos de saúde de interesse coletivo com uma linguagem inclusiva e acessível.