LEVE A PRIMAVERA PARA DENTRO DE SUA CASA!

A estação das flores convida também a reorganizarmos nossos espaços com beleza e aconchego

A estação das flores já se impõe, as paisagens mudam, a cidade fica mais bonita, colorida e florida. A Primavera, que começou esta semana, é a época de beleza explícita. E, neste momento em que enfrentamos uma pandemia e, por conta da importância do distanciamento, precisamos ficar mais tempo em casa, é importante entender que esta beleza que explode lá fora também pode refletir dentro de nossos lares.

Podemos usar as flores para decorar os espaços que ocupamos por mais tempo e imprimir conforto e delicadeza a cada um deles. 

Para nos ajudar a te orientar melhor, conversamos com a diretora da Rosinha Decorações, empresa com tradição no cultivo, venda e preparo de flores, localizada na rua General Osório. Grazielly Schu fala das espécies mais adequadas para ter nesta época do ano e dá dicas para conservá-las durante o maior tempo possível.

Para Grazielly, as flores, além de serem símbolo da estação, trazem ainda outros benefícios, que não somente tornar os ambientes mais aconchegantes. "As flores e plantas melhoram a qualidade do ar, absorvem a poluição do ambiente, umidificam o ar, melhorando a qualidade respiratória aos moradores", comenta. E, ainda, diz ela, as flores têm o poder de nos ajudar a relaxar, pois, o contato com a natureza promove alegria, melhora o humor e a concentração.

Assim, as espécies de plantas e flores para cultivar em casa nesta época do ano, segundo a diretora da Rosinha Decorações, são orquídea, violeta, azaleia, gérbera, onze-horas. Para que elas durem mais, com viço e beleza, Grazielly orienta que, ao receber flores de corte, o mais indicado é trocar a água a cada dois dias, cortar as pontas do caule na diagonal. Ela ainda sugere acrescentar na água algumas gotinhas de água sanitária e adicionar água somente até cobrir as pontas do caule.

Para as flores plantadas, continua Grazzielly, não é necessário esperar a queda das flores para fazer o plantio. Ao replantar, o ideal é escolher um vaso duas vezes maior que ela. Dessa forma, haverá espaço para o crescimento e renovação radicular, garantindo o crescimento da planta. "Deve-se fazer furos no fundo do pote para drenar água em excesso. Escolha uma terra rica em nutrientes, facilmente encontradas em casas especializadas em jardinagem", completa.

Outro aspecto importante é a forma de iluminação, a maioria das plantas, de acordo com Grazielly, sobrevive na ausência do sol direto, necessitando apenas da claridade. O importante é protege-las do vento.

As plantas precisam de água para sobreviver, porém tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais para seu crescimento, destaca Grazielly, por isso, sempre que for molhar o vaso, verifique se a terra está seca, algumas plantas não toleram o excesso de água, por isso evite molhar demais ou deixar o pratinho com água. A Rosinha Decorações fica na rua General Osório, 1035, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo, fone 35936323.