IDOSOS FAZEM CADA VEZ MAIS CIRURGIA PLÁSTICA

Pesquisa mostra que idosos estão aderindo às cirurgias plásticas tanto quanto os mais jovens. De acordo com dados mais recentes da pesquisa, em 2014, quase 10% das pessoas que realizaram cirurgia plástica nos Estados Unidos tinham mais de 65 anos. E

Quem pensa que apenas os jovens, no auge da idade, estão preocupados com a aparência, se engana. Uma pesquisa recente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revelou que idosos estão aderindo às cirurgias plásticas. De acordo com dados mais recentes da pesquisa, em 2014, quase 10% das pessoas que realizaram cirurgia plástica nos Estados Unidos tinham mais de 65 anos. E no Brasil, não é diferente. Nos últimos 13 anos, a expectativa de vida no país cresceu cerca de cinco anos e, cada vez mais, os idosos pensam em rejuvenescer, sem perder sua qualidade de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 65 anos é de 58,4 milhões e acredita-se que até 2060 a expectativa de vida deverá passar de 75 para 81 anos.

A cirurgiã plástica Juliana Sales, Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Membro da Associação Brasileira Médica (AMB), confirma o aumento na procura por cirurgia plástica nessa faixa etária e explica que a cirurgia mais procurada, tanto por homens, quanto por mulheres na terceira idade é a de correções na face, como o rejuvenescimento. Seja com procedimentos menos invasivos, como toxina botulínica, preenchimento, lifting facial e tratamento com laser; até procedimentos mais invasivos, como as cirurgias de pálpebra e face. Já no corpo, os procedimentos mais realizados são as cirurgias de mama (com ou sem prótese) e abdômen.

ESCOLHA CRITERIOSA DO MÉDICO

Ela também enfatiza, como qualquer procedimento cirúrgico, a importância da escolha de um bom profissional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de uma avaliação minuciosa de risco cirúrgico, com a realização dos exames e avaliação de um cardiologista, que avaliará se o paciente está ou não apto para se submeter a cirurgia proposta. “Cabe ao cirurgião plástico cercar o paciente de respostas e orientações a fim de esclarecer dúvidas principalmente para quem quer ser submetido a uma cirurgia depois dos 65. A presença de um acompanhamento psicológico conjunto é muito acolhedor e facilita o processo nesse momento”, esclarece.

A seguir, a médica detalha os três procedimentos mais procurados por quem já passou dos 65 anos:

Lifting facial:

O lifting é bastante procurado já que, nesta idade, é perceptível a perda do contorno facial, a queda da pele da região do pescoço e com isso tem uma perda da identidade facial. O lifting restabelece essa harmonia perdida, suavizando os sinais da idade e preservando um equilíbrio.

Mamoplastia:

A mamoplastia nesta idade resgata a aparência corporal perdida com a idade, as possíveis gestações e amamentações. É muito comum a realização de mastopexia com colocação de próteses, onde é retirado o excesso de pele para suspensão das mamas e colocada prótese para obtenção de um formato bonito e um colo elegante.

Abdominoplastia:

A abdominoplastia reestabelece o contorno corporal, permitindo se vestir bem, com a redefinição da cintura e fortalecimento da musculatura abdominal, que se perder com as gestações e com a flacidez advinda da idade.