HOME OFFICE: OS DESAFIOS DE QUEM TRABALHA EM CASA

Veja como transformar seu cantinho de trabalho em um espaço para que a criatividade e a disciplina reinem em absoluto

Os tempos são mesmo outros e, quando se trata de mercado de trabalho, as mudanças são cada dia mais visíveis. O home office é uma realidade para cada vez mais pessoas que montam suas estruturas em casa, prestando serviços seja para uma só empresa ou atuando como freelancer para várias organizações. Mas essa “tal liberdade” tem um preço, é desafiadora. Não é tão fácil quanto se imagina e exige muito mais disciplina do que se o espaço de trabalho fosse em uma empresa onde se bate cartão.

Conversamos com especialistas para ajudar a entender como esse espaço em casa deve se transformar realmente em um local de trabalho. Um lugar onde reinem a criatividade, o comprometimento e a responsabilidade. “Para trabalharmos em casa e obtermos sucesso temos que possuir um perfil empreendedor, ou seja, ser criativo, inovador, estabelecer estratégias que vão delinear o futuro, saber determinar quais e como os produtos ou serviços serão colocados no mercado, estabelecer metas, controlar resultados, visualizando e buscando o sucesso de seu empreendimento, possuir capacidade de liderança e estar motivado”, diz a psicóloga Janice Steffens, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Além disso, é preciso harmonia entre este trabalhador, seu ambiente de trabalho e sua família para que não ocorram conflitos e os resultados sejam prejudicados.

ATENÇÃO AOS HORÁRIOS

Entre as dicas de Janice, que atende no Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP), em Novo Hamburgo (RS), está estabelecer rotina de horários para a dedicação integral ao trabalho, quando for o momento deste. O importante é não misturar trabalho com a casa, com afazeres extras ou lazer - especialmente as redes sociais.

Entretanto, também  temos que levar em conta que cada pessoa possui seu tempo limite de concentração, ou seja, segundo Janice, é quase impossível que alguém consiga ficar o dia inteiro em frente ao computador trabalhando, quando levamos em consideração a capacidade de atenção e concentração e o quanto estes dois fatores interferem na qualidade do nosso trabalho. “O mais importante é criarmos uma gestão de tempo que possibilite a execução de nossas tarefas profissionais e pessoais com qualidade, sem que uma interfira e prejudique a outra e alternativas de descontração quando necessário, para logo após retomarmos nosso foco e continuar o que estávamos fazendo”, sugere a psicóloga.

A APARÊNCIA

A psicóloga ressalta um aspecto fundamental de quem faz home office: quando trabalhamos em casa temos que manter a mesma postura que teríamos em um ambiente formal de trabalho. “Nossa aparência também reflete na disponibilidade que transparecemos, ou seja, com um traje informal e uma postura mais despojada demonstro que estou disponível à qualquer pessoa que está em casa, sendo que esta informalidade também aparecerá no nosso modo de trabalho e na qualidade do que apresentamos”, completa.

A IMPORTÂNCIA DA DECORAÇÃO

A forma de organização do home office, sua decoração, também tem papel determinante no rendimento e na atenção que se dá ao trabalho. Por isso, a arquiteta Deise Soares dá algumas dicas essenciais para deixar seu cantinho de trabalho com seu jeito e bastante funcional.

O primeiro passo, segundo Deise, é saber se o espaço disponível é adequado às necessidades de cada um. Alguns precisam arquivar documentos, outros nem tanto, outros precisam telas de computadores, impressoras, bancada de trabalho, outros necessitam apenas de um pequeno espaço para um notebook e um telefone. “Para se tornar aconchegante para o trabalho é necessário que ele esteja sempre preparado, não seja provisório, ou seja, uma bancada de trabalho na altura ideal e com o espaço suficiente, uma cadeira ergonomicamente correta, uma boa iluminaçao, já são o começo de um bom home office.

Ainda no que se refere aos móveis, a arquiteta ressalta que um gaveteiro com rodízios e nichos, caso haja mais espaço, pode ajudar na organização. Para dar um tom descontraído na decoraçao e ao mesmo tempo inspirador, Deise sugere o uso de objetos que tenham a ver com a profissão do dono do home office.  “Pois lembram quem trabalha em home office que ela está no trabalho, e não em casa! Relógios são sempre bem-vindos, prateleiras ajudam na organização além de versáteis e acessíveis economicamente. Caixas organizadoras dão um charme todo especial e são muito Úteis”, afirma Deise.

AS CORES DO HOME OFFICE

Quando o home office é uma divisão de um ambiente em dois, é preciso ter um cuidado todo especial na decoração, pois apesar de serem dois ambientes, ela deve ser harmoniosa. Usar duas cores de forma a dividir não é adequado, pois diminui o espaço. “Um truque para resolver isso é a iluminação. Utilize uma iluminaçao com mais foco no home office”, sugere Deise.

 

MAIS IMAGENS: