FÉRIAS DE VERÃO EXIGEM CUIDADOS MAIORES COM A VISÃO

Oftalmologista alerta para atitudes simples que podem evitar muitas complicações na saúde dos olhos

A exposição ao sol no verão exige cuidados especiais com o corpo que não se limitam somente à pele. Os olhos são áreas que necessitam de atenção. As viagens para locais como clubes, rios, praias e cachoeiras, expõem veranistas aos raios ultravioletas (UVB) e ainda a doenças infecciosas. O oftalmologista Bruno Prieto recomenda o uso de óculos solares, bonés e chapéus para a proteção contra a radiação.

Os banhos de imersão são o primeiro alerta do médico, especialmente em lugares públicos ou grandes aglomerações. De acordo com Prieto, a água parada acumula muitas bactérias e, dessa forma, corre-se risco de contrair conjuntivite bacteriana ou viral.

Nessa época do anos, a conjuntivite viral é a mais comum e os sintomas mais frequentes são dor nos olhos, coceira, secreção branca ou amarela, hipersensibilidade à luz e aquela desagradável sensação de areia nos olhos. “A transmissão se dá por meio do contato com a secreção causada pela doença e também por objetos contaminados. Ao perceber os sintomas o melhor a fazer é procurar um médico oftalmologista”, reforça Prieto.

 

LENTES DE CONTATO EXIGEM AINDA MAIS ATENÇÃO

Quem usa lentes de contato precisa ter ainda mais cuidado. O médico alerta que é extremamente perigoso nadar usando esse tipo de lente. Há risco de infecção ocular muito grave, a úlcera de córnea, que pode levar à perda da visão. O ideal, reforça Prieto, é que quem usa lente de contato tenha óculos de nado para evitar esse tipo de complicação.

Além de tudo isso, o médico inclui entre as medidas para cuidar da saúde dos olhos uma alimentação saudável e boa hidratação.  “As pessoas querem começar o ano diferente. É um bom momento para iniciar uma alimentação balanceada rica em verduras e legumes , com coloração mais escura como couve e brócolis, por exemplo, e em ômegas 3, 6 e 9. Essas gorduras boas podem ser encontradas em peixes como salmão, sardinha e em sementes como linhaça e chia. Esses alimentos ajudam a proteger a retina e a hidratação contribui para a qualidade do filme lacrimal o ajudando na proteção ocular”, destaca.

Quanto às crianças, Prieto alerta para que se fique atento às brincadeiras e aos esportes de contato. Segundo ele, é preciso ter muita atenção com atividades como atirar  atirar objetos, que ao atingir o olho pode afetar a sua estrutura e causar lesões.

No entanto, é importante saber que esses cuidados não se limitam ao verão. Cuidados com os olhos devem ser rotina a qualquer época e a visita ao oftalmologista deve fazer parte de revisões. “É importante buscar o auxílio médico que pode dar as orientações corretas para uma boa qualidade visual”, finaliza Dr. Bruno Prieto.