FABRÍCIO CARPINEJAR MINISTRA AULA GRATUITA DE POESIA

Atividade é promovida pelo Instituto Ling, em 19 de agosto, on-line, e o escritor e jornalista vai falar sobre a obra de Manoel de Barros

O poeta, escritor e jornalista Fabrício Carpinejar é o convidado da quarta edição virtual do projeto Poesia no Ling. No dia 19 de agosto, quarta-feira, às 16h, o autor falará sobre a obra de um dos maiores poetas brasileiros: o mato-grossense Manoel de Barros. Durante a tarde literária, Carpinejar apresentará detalhes sobre as publicações e a biografia do autor que foi tema da sua dissertação de mestrado, além de dar voz a alguns dos poemas mais importantes de Barros.

A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling, com possibilidade de interação entre o público e o ministrante. Para receber lembretes e não perder o horário da live, os interessados podem fazer inscrição prévia e sem custo no site do Instituto Ling, aqui.  

Manoel de Barros (1916-2014) foi advogado, fazendeiro e escritor. Teve mais de 15 livros publicados desde 1937, mas foi reconhecido como poeta somente na década de 80, por personalidades como Antonio Houaiss, Millôr Fernandes e Ênio Silveira. Transformou-se em um dos autores brasileiros mais premiados, tendo recebido dois prêmios Jabuti e distinções da Nestlé e da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e editado em grandes tiragens no Brasil e no exterior, principalmente em países europeus.
 
Gaúcho nascido em Caxias do Sul, Fabrício Carpinejar já publicou mais de 40 livros entre poesias, crônicas, infanto-juvenis e reportagens, e é detentor de mais de 20 prêmios literários. Atua como comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e colunista dos jornais Zero Hora, O Globo e Portal Uol, além de conduzir o programa Palavra Livre, na Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.
 
O projeto Poesia no Ling é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.
 
SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA
Poesia no Ling

Fabrício Carpinejar apresenta a obra de Manoel de Barros
Dia 19 de agosto, quarta-feira, às 16h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber lembretes e não perder o horário da live, os interessados podem fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br
 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.