DICA DE LEITURA: SIMONE DE BEAUVOIR, UMA VIDA

Mais recente biografia publicada sobre a filósofa tem material inédito, como as cartas trocadas com o amante Claude Lanzman e tornadas públicas em 2018

*Por Aline de Melo Pires

Por aqui, acabamos de concluir a leitura da mais recente biografia publicada de Simone de Beauvoir, a icônica escritora, filósofa, feminista. Escrita por Kate Kirkpatrick, essa obra lança um olhar diferente à história pela qual nos acostumamos ao longo das últimas décadas, principalmente no que diz respeito à crença de que Simone viveu à sombra de Jean-Paul Sartre. Publicada pelo selo Crítica da editora Planeta de Livros, Simone de Beauvoir - Uma Vida coloca diante de nós uma Simone mais emotiva e humana, ao mesmo tempo em que reforça sua grande contribuição para a criação de conceitos e posturas pelas mulheres no decorrer dos anos.

Um diferencial nesta biografia, é que ela contém materiais inéditos, como as cartas trocadas por Beauvoir com um de seus amantes, Claude Lanzmann, material este que só foi disponibilizado em 2018.
Simone foi duramente criticada, inclusive por mulheres, mas mostrou sua força e personalidade em obras inesquecíveis, como o icônico O Segundo Sexo

E mais uma dica que a gente dá por aqui, se você quiser complementar a busca pela história de Simone de Beauvoir, é filme francês Violette, lançado em 2013 e dirigido por Martin Provost. Na verdade, trata-se da história da escritora Violette Leduc, que recebeu grande e fundamental apoio de Simone de Beauvoir para publicar suas obras. O filme mostra parte da vida de Simone de Beauvoir e pode complementar esta busca.

E aí? Gostou da dica? Escreve pra gente sobre o que você anda lendo e compartilha com quem também ama literatura e cinema!

*Jornalista e diretora de Conteúdo do Temas Preferidos