DICA DE LEITURA: A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE

Um dos livros mais comentados e lidos dos últimos anos questiona as escolhas que fazemos e suas consequências

Por Aline de Melo Pires*

O que você faria com a possibilidade de experimentar várias vidas, além da que vive atualmente, e poder escolher como e com quem gostaria de passar o resto da existência? Parte daí uma das histórias mais incríveis que li este ano, que me chegou às mãos de uma maneira igualmente incrível, mágica, e me tocou de uma maneira peculiar porque fala de possibilidades, escolhas e consequências. Fica uma reflexão importante para este último dia de 2023.

Livro dos mais comentados dos últimos tempos, A Biblioteca da Meia-Noite foi escrito por Matt Haig e publicado pela Bertrand Brasil. É a história de Nora Seed, uma mulher que, do alto de seus 35 anos, resolve focar em suas frustrações e não em suas conquistas, sequer consegue visualizá-las, acredita que nada fez de bom em sua vida e resolve dar cabo da mesma.

Mas, antes que a sua despedida deste mundo se materialize, ela recebe a oportunidade de uma segunda chance. E vai parar em um lugar mágico: a Biblioteca da Meia-Noite, onde todos os livros dizem respeito a ela e cada um é uma vida que poderia ter existido. São vidas que ela poderia ter vivido de acordo com decisões que teria tomado, consequências de escolhas, cada uma se desenrola de acordo com uma única decisão.

É inevitável pro leitor, não pensar nisso olhando para a sua própria história. Enquanto acompanhamos a trajetória de Nora, pode ser que encontremos situações de nossa própria vida para refletir sobre os caminhos que tomamos. A diferença é que é pouco provável acordar em uma biblioteca onde podemos erguer o braço, escolher um livro e mergulhar na onda que o vento já empurra e migrar tranquilamente para outros mares.

Isso me faz pensar na frase “trocar o pneu com o carro andando”, é assim que a vida é, e seguimos dessa forma todos os dias, as escolhas têm de ser feitas enquanto o mundo gira e, se bobear, é quase certo que podemos ser atropelados por ele. No entanto, o livro inspira a questionamentos. E se temos que tomar decisões “com o carro andando”, que sejamos corajosos o suficiente para manter a máquina funcionando, a nossa máquina. Nós. Todos os dias temos a chance de pegar um livro diferente na biblioteca da vida. Nem sempre é fácil e imediato tomar as decisões, mas o mais importante é que elas sejam tomadas, é sempre o primeiro passo para a mudança.

Recomendo a leitura e espero que você possa viajar e refletir tanto quanto eu!


*Jornalista e diretora de Conteúdo do Portal Temas Preferidos

**Você encontra este e outros títulos, entre clássicos e lançamentos, na Livraria Letras&Cia, nossa parceira na divulgação de leitura, no Bourbon Shopping, em Novo Hamburgo