DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE CANTORA REFORÇA IMPORTÂNCIA DA COLONOSCOPIA

Exame é fundamental para o tratamento precoce de doenças intestinais, como o tumor em Simony

Diagnósticos de doenças em famosos ou celebridades sempre são oportunidades de alertar sobre cuidados essenciais que devemos ter com nossa saúde. Há poucas semanas, a cantora Simony, famosa por integrar o grupo Balão Mágico nos anos 1980, informou seus fãs sobre seu diagnóstico de câncer no intestino. Isso acende um sinal amarelo para a importância da prevenção. Atualmente com 46 anos de idade, a famosa revelou que nunca havia feito o exame de colonoscopia.

Especialista no exame, o médico cirurgião geral doutor Fábio Strauss explica que a colonoscopia é de grande importância no diagnóstico precoce de doenças intestinais. “Quando feito regularmente, o exame permite que qualquer problema seja descoberto na fase inicial. No caso de pólipos e lesões, quando ainda recentes, podem ser retirados através da própria colonoscopia, diminuindo riscos e evitando cirurgias e tratamentos mais severos, como a quimioterapia”, afirma.

Segundo Simony e seu oncologista explicam no vídeo publicado nas redes sociais, o câncer da cantora é do tipo epidermoide, o mais comum dentre os tipos de câncer anal, de acordo com dados do Ministério da Saúde, representando 85% dos casos.

Fique atento aos sintomas

No caso da artista, o primeiro alerta surgiu com o inchaço na região da virilha, que a motivou a buscar uma consulta médica. Mas o doutor Fábio Strauss revela que outros sintomas também são importantes no câncer de intestino: “na fase inicial das lesões, elas não costumam dar sinais. Com o passar do tempo, o paciente pode começar a sentir dores na região anal, coceira demasiada, dificuldade para ir ao banheiro ou identificar pequenos sangramentos nas fezes”.

Quanto aos fatores de risco, o médico destaca o mais importante: a herança genética. “Se você tem algum caso de câncer colorretal na família, inclua a colonoscopia nos seus exames de rotina. A prevenção é sempre o melhor remédio”, pontua.