DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO À OBESIDADE: UMA AÇÃO URGENTE

Obesidade é doença e pode ser prevenida. O foco da campanha "Mudar para Viver mais e melhor" é a criança como agente de mudança na família

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde e que podem ter reflexos negativos no futuro. Pois a criança obesa de hoje pode ser o adulto obeso de amanhã. Por isso, a data de 11 de outubro, serve para uma reflexão que deve ser permanente: é preciso lutar contra esse mal que causa inúmeras complicações de saúde. O Dia Nacional de Prevenção à Obesidade também passa a ser o Dia Mundial da Obesidade, reforçando ainda mais a necessidade de atenção ao problema, a data foi adotada como oficial pela World Obesity Federation.

Segundo a presidente da Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Cintia Cercato, com a instituição da data, a ideia é unir esforços para comunicar de forma intensa o impacto da obesidade na vida das pessoas, nos sistemas de saúde e na economia. E ampliar o acesso à informação sobre a doença e mecanismos de prevenção. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e a Abeso realizam ações em diversas regionais, com a campanha Mudar para Viver mais e Melhor.

CRIANÇAS PRECISAM SER INCENTIVADAS A UMA VIDA SAUDÁVEL

O alerta tem um apelo especial às crianças que podem vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde. “A educação e o acesso à informação de qualidade devem ser fatores preponderantes no combate à obesidade infantil, considerando as famílias e seus hábitos de vida”, considera a diretora da Abeso, Maria Edna de Melo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade. A campanha deflagrada pelo Departamento de Obesidade da Sbem, com apoio da Abeso, tem como objetivo de chamar a atenção para os riscos do sobrepeso e da obesidade, que já atinge quase 60% da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, divulgados em 2015.

CAMPANHA: FOCO NA PREVENÇÃO E NA CRIANÇA

O objetivo da campanha do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é incentivar o debate sobre o tema e ações para melhora da qualidade de vida, com mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física. “Precisamos esclarecer que a obesidade é uma doença e, como tal, exige prevenção, especialmente na faixa da infância”, destaca Cintia Cercato.

Por este motivo, o foco da campanha é a criança e a família. “Considerando a criança como agente de mudança da família, queremos trabalhar a conscientização, a educação, a informação, e a orientação sobre alimentação, atividade física, boas escolhas”, destaca Edna, que também é uma das coordenadoras da campanha junto à Abeso.

A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

GORDURA NA BARRIGA, PERIGO À VISTA!

Quando a gordura se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, é perigosa, sempre merece ser combatida. Este tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade.

Na avaliação do tamanho da cintura dos brasileiros, feita pelo PNS/IBGE, a conclusão foi que 37,7% da população tem cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Entre as mulheres, o problema foi bem mais prevalente: 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens têm o problema.

A medida da circunferência abdominal reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração.

Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças.