DIA DO LIVRO: EMPRESA DOA SETE BIBLIOTECAS PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Indústria moveleira de Bom Princípio (RS) doou mais de R$ 77 mil para bibliotecas e escolas públicas

Comemora-se neste 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, e é uma data para reforçar a importância da leitura e ressaltar iniciativas que contribuem para isso. Um exemplo é o trabalho da Madesa Móveis, indústria moveleira, localizada na cidade de Bom Princípio (RS).


A empresa doou sete bibliotecas a instituições públicas para cidades da região como São Sebastião do Caí, Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, São Vendelino, Feliz e Vale Real por meio da Lei de Incentivo Pró-Cultura RS. A empresa já tem por tradição apoiar o desenvolvimento de seus colaboradores por meio do incentivo à leitura com bibliotecas corporativas e constantes campanhas internas no parque fabril. Agora, a ação passa para fora das fronteiras da empresa e cada biblioteca montada a partir da doação teve a curadoria do escritor e professor de literatura brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Luís Augusto Fischer.


Para a direção da Madesa, dentre os maiores problemas encontrados atualmente no que se refere à educação estão a baixa adesão escolar, falta de bibliotecas ou acervos desatualizados. Para ajudar a reverter esse quadro, a Madesa entende que disponibilizar um acervo de qualidade, atualizado e de fácil acesso, é importante no que diz respeito ao estímulo à leitura, para que as pessoas voltem a ter o hábito da leitura. "Em um momento onde ocupamos o nosso tempo livre com telas, por exemplo, é fundamental resgatar esse hábito, que auxilia na formação intelectual, moral e pessoal de cada indivíduo", explica Bruna Scheid, responsável pela área de treinamento e desenvolvimento da Madesa.

Assim, em parceria com o projeto "Nossa Biblioteca", as doações contemplaram as escolas Municipais Padre João Batista Ruland, Senhor do Bom Fim, Cônego Alberto Schwade e Felipe Jacob Klein, assim como as bibliotecas públicas Carlos Henrique Oderich Sobrinho, Érico Veríssimo e Professor Estevão Wagner. "Temos consciência de que a escola é um espaço de influência para os hábitos que as pessoas desenvolvem para vida. Por que então não encorajar atitudes positivas e que podem beneficiar não apenas a nossa empresa, como também a região em que vivemos? Quando alguém se torna leitor, esse exemplo é levado para dentro de casa, e, consequentemente, para a nossa sociedade", reforça Pedro Cini, CEO da Madesa Móveis.