DIA DO IDOSO: CONHEÇA UM EXEMPLO DE VITALIDADE E DISPOSIÇÃO

Aos 88 anos, dona Maria Lindemeier pratica diferentes atividades físicas e revela o segredo da longevidade

Vem da Alemanha um exemplo de vitalidade e de amor pela vida! Aos 88 anos, dona Maria Lindemeier é a prova viva que saúde e disposição independe da idade. No Dia do Idoso, comemorado hoje, 1? de outubro, ela é o exemplo para as gerações mais novas que não valorizam os cuidados com a saúde nem acreditam em uma rotina ativa.

Ela fala ao Temas Preferidos sobre o que a faz seguir em frente e acreditar que cada dia é uma nova oportunidade. Maria nasceu em Essen, na Alemanha, em 1927. Chegou ao Brasil em 1957 para cuidar de famiiares e há 15 anos vive em um spa para idosos, o SBA Residencial, localizado em São Paulo (SP). As atividades que mais a atraem são as revigorantes como o Tai Chi, a caminhada e a dança.

Maria participa ativamente de grupos de fisioterapia, de marcha e de, dança sênior. São diversas atividades ao longo da semana. Segundo ela, se manter ativo com a cabeça trabalhando são os segredos da longevidade. Ela também dá um conselho de vida muito interessante: “ Nade! Tenho saudades de poder nadar. Esse momento lembro de um esporte, a natação. Nade! É tão gostoso, todo mundo precisa nadar. Tenha uma profissão que ame e que te faça feliz. Se você faz algo com amor você vai para frente”, ensina a sábia e lúcida senhoa.

 

Sobre o Dia do Idoso e envelhecimento populacional

O Dia do Idoso é comemorado na data em que foi publicado o Estatuto do Idoso, que amplia os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.  Com o envelhecimento da população, é possível dizer que nunca tantas gerações diferentes estarão vivas ao mesmo tempo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca  (IBGE) indicam que quase 12% da população brasileira tem mais de 60 anos, totalizando 23,5 milhões de pessoas.

Esse índice só tende a aumentar com a melhora das condições de vida e saúde da população. Assim como o diagnóstico precoce, novos remédios, programas de promoção de saúde e prevenção de doenças e, farmácias populares que fornecem remédios grátis para as doenças que mais acometem a população idosa como a hipertensão e diabetes.

Portanto, nessa data, é importante refletir sobre a situação do idoso na sociedade, em questões ligadas à saúde, segurança e bem-estar. A forma com que o envelhecer é encarado pode e deve ser reinventada.