DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS AO MUNDO DAS REALIZAÇÕES. AGRADEÇO, MAMÃE?

Por César Silva: Primeiro conceito interessante é o de autonomia: capacidade de governar-se pelos próprios meios. O segundo é de proteção: zelo em relação a alguém ou a algo mais frágil

Por César Silva*

Com certeza! Só alcançamos o mundo através de um abraço e carinho de mãe! Agradeço a minha Loivinha por tudo que me ensinou e ensina! O Pai Renatão também é importante, mas hoje o foco é delas! Aí fica a pergunta: autonomia e/ou proteção?

Me atrevo a escrever às mães modernas sendo um pai e observador. Primeiro conceito interessante é o de autonomia: capacidade de governar-se pelos próprios meios. O segundo é de proteção: zelo em relação a alguém ou a algo mais frágil.

A partir daí, como ficamos?

Deixar se governar ou cuidar demais?

Muito se fala que o futuro depende da educação. Há que se distinguir educação de escolaridade. A educação é no lar e a escolaridade na escola! Simples assim! Nesse caso, terceirizar é sinônimo de resultado sem crítica! Isso mesmo: criticar o que não foi feito?

É inspirador ver o mercado de trabalho recheado de mulheres super competentes que têm filhos super educados e com autonomia de tomar suas próprias decisões, no tempo certo. Sim, há tempo para tudo! De cuidar, proteger, ensinar e dar "asas" e confiança ao que foi ensinado.

Costumo perceber que cada vez mais a autonomia tem sido um assunto fundamental. O mundo hiperconectado e plano está ajudando muito nessa visão. Há uma afirmativa dos mais experientes que afirma:"crie os filhos para o mundo!"

Escuto essa afirmação sempre quando há discussões familiares e visões diferentes. Em realidade, não há formula padrão! Há sim crenças que reforçam posições de dependência ou de autonomia. Mas dói, dói muito!

A razão esclarece e o coração enternece!

Sentir e agir estão bem afastados...

É natural sentir dor e aperto no coração por quem se ama. É um sinal desse amor! Mas também é um ótimo indicativo entender que cada filho carrega esse amor através das lições ensinadas. É como uma semente que frutifica no seu tempo e realiza o que tem de melhor. Precisamos confiar!

Não há coração de mãe que não se enterneça com uma ligação via skype de um filho que está longe! Ela fica contando o tempo nas mãos para o próximo contato. Deve ser tão bom ser mãe!

Confesso que tenho inveja delas. Uma inveja de apreço! Como é lindo ver alguém se propor a dar a própria vida em benefício de outrem. Que vê seu corpo mudar e corre determinados riscos durante o período de gravidez. Que não dorme o resto da vida ou não passa um único dia sequer sem pensar nos seus filhos, com exceções, é claro.

A mulher que não tem filhos também é uma mãe emprestada dos sobrinhos, filho dos outros, e, quando trabalha com educação, acaba sendo uma segunda mãe. Um coração enorme de alguém que ama sem perguntar de onde vem ou para onde vai. Que se preocupa, as vezes mais, do que muitas mães desavisadas. Não seria uma super mãe?

Seja fã das mulheres

Sou um fã das mulheres! Gosto de ler cada artigo, perceber cada iniciativa, a força, a coragem e a autonomia. A perspicácia feminina e seu instinto é algo de Prêmio Nobel! Trabalho e trabalhei com várias líderes excepcionais!

A praticidade de algumas, a objetividade de outras, a capacidade de ser multitarefa com excelência, a capacidade de expressar seus sentimentos, o amor, as variações de humor, os cuidados, as lições...nossa...tantas qualidades!

Como filho que sou de uma mãe maravilhosa, guerreira e que sabe o que quer, tenho certeza que essa fibra faz parte da minha personalidade, através da obstinação que tenho em buscar o melhor.

E a gratidão, onde está?

Precisamos aprender a identificar em nós traços dessas lições e exemplos, por um motivo óbvio e de muito valor: a gratidão!

Gratidão pela vida, o esforço, o desvelo e o apoio. Gratidão pela mão amiga, pelo ombro forte, pela lágrima de dor e por todo amor. É uma gratidão eterna que se traduz em respeito e apreço de coração.

Gratidão que quero repassar a todos os filhos e filhas que ainda não se deram conta da importância dessa pessoa em nossas vidas. É como uma "tora" forte a sustentar o "lar" da família. Lar são as ligações emocionais e não a casa!

Aprenda a agradecer àquela que foi a você muito cara no início, mais valiosa no meio e impreterível no fim! Só peço forças a Deus que me permita cuidar de minha mãe enquanto ela estiver conosco com, pelo menos, 10% da dedicação que ela teve e tem por mim! E quem não a tem mais por perto, aplique as lições dela e respeite o seu legado orando por ela e sendo uma pessoa de bem!

Agradeço muito Mãe, com "M" maiúsculo, respondendo ao título do artigo! Um dia ainda o mundo vai lhe valorizar como eu lhe valorizo! Basta ele se dar conta de que também tem uma mãe: a mãe Natureza!

E você, filho, filha, parceiro, parceira, já deu um beijo na sua mãe hoje ou disse o quanto a amava? Pois é, ela diz sempre através do olhar e das ações e você nem se deu conta!!! KKK! Tchau pra ti!

*César Silva é professor, escritor, consultor, mentor, empreendedor e empolgado com causas inspiradoras!Head of Business @cesarsilvasimplesmente, Professor/Tutor Externo IERGS/Uniasselvi, Conselheiro da Fenac S.A. Disponível em www.cesarsilvasimplesmente.com.br e www.inspirandorumos.com.br

#mãe #proteção #autonomia #amor #comportamento #cesarsilva #inspirandorumos