CUIDADOS FACIAIS EM CASA: QUARENTENA NÃO PODE ACABAR COM HÁBITOS IMPORTANTES

Profissionais da saúde alertam para a importância de manter os cuidados com o rosto mesmo para quem não precisa se expor neste momento

Com a necessidade de isolamento social e a orientação de sair às ruas somente diante do essencial, muitos hábitos mudara e alguns acabaram em segundo plano. Talvez o uso de maquiagem tenha caído drasticamente e a vaidade pode ter caído na escala de prioridades. Mas, cuidado! 

A quarentena não pode ser motivo para deixar de lado ações que mais do que fazer bem para a autoestima são questões de saúde e bem-estar. O cuidado com o rosto é uma delas."Não é pelo fato de estarmos no período de isolamento social que devemos deixar de ter alguns cuidados diários importantes para a saúde e beleza da pele.  Sugiro começar organizando os seus produtos e descartando o que tiver validade vencida", alerta a dermatologista Mariana Chambarelli.

A médica dá dicas importantes para seguir com os cuidados diários, em um ritual que não deve ser esquecido, pelo contrário, aproveite o tempo e a calma de sua casa para se dedicar ainda mais a você.

Preste atenção na orientação de Mariana sobre a sequência de uso dos produtos:

1. sabonete ou gel de limpeza facial 

2. tônico facial 

3. vitamina C ou outro antioxidante 

4. hidratante 

5. filtro solar 

E complete com um pó compacto ou outra maquiagem que queira. 

Antes de ir dormir, ela recomenda a higienização do rosto, utilizando também algodão (disco) com água micelar para uma limpeza mais completa.

Drenagem facial 
É possível também fazer drenagem facial em casa, como explica a médica Kate Koetz, da clínica For All Group. Pela manhã ao acordar após a limpeza da pele ao passar o hidratante facial a massagem pode ser feita com as mãos, sempre no sentido de baixo para cima e do meio do rosto para as laterais. Não esquecer de massagear o pescoço. Você pode fazer também apenas com o rosto limpo. Uma dica: usar rolinhos de pedra natural para fazer a drenagem. Para melhorar ainda o efeito você pode deixá-lo na geladeira. O frio ajuda no tensionamento da pele e diminuição do inchaço da face. Massagear 5 a 10 minutos por dia  é o suficiente.

Segundo Kate, que durante a realização da drenagem facial ocorre o aumento da oxigenação dos tecidos, favorecendo a eliminação de toxinas e aumento do volume de líquido eliminado. "O resultado do procedimento é a diminuição do edema facial e hidratação local. Auxilia a reduzir as olheiras ou bolsas formadas pelo inchaço, logo após a sessão. Promove revitalização facial quando associada a uma rotina skincare", reforça Kate.  

Detox da pele 
Outra questão importante nesse momento é que é possível fazer um detox na pele.  "O uso frequente de maquiagem é uma rotina de muitas pessoas. Nos dias atuais, de isolamento social devido a pandemia do coronavírus, estar em casa não requer o uso de maquiagem. O 'descanso' ou detox feito nesse período é positivo, sobretudo para quem vinha usando continuamente uma série de produtos na face. "A pele estará mais livre de químicas, mas destaco que a continuidade de tratamentos e rotina de limpeza diária, assim como uso do protetor solar continuam sendo importantes e necessários" explica o dermatologista Franklin Verissimo, de Fortaleza (CE). 
O médico cita cinco benefícios do não uso de makeup nesse período de quarentena:

-1- deixar a pele sem os produtos pode evitar potenciar um quadro de acne;
-2-mesmo com higiene diária da pele podem existir resíduos de makeup e estando pelo menos dois dias sem uso da maquiagem já é possível observar melhoria na pele;
-3- algumas maquiagens possuem fragrância. Estar sem usá-las pode evitar quadro de irritação da pele;
-4- esse tempo de quarentena pode ser ainda mais oportuno para que o paciente siga uma rotina de limpeza e tratamentos indicados pelo dermatologista;
-5- usando os produtos certos em poucos dias você irá perceber, observando a pele sem qualquer makeup, que ela estará mais hidratada.  

"Durante todo tempo que ficar em casa, continue com uso de filtro solar , pois a luz emitida por tv, lâmpadas, computador e celular emitem radiação que atingem nossa pele", reforça.

Este texto não substitui uma consulta médica, diante de qualquer dúvida ou alteração, procure orientação médica imediatamente.