COMO ESTÁ O SONO DOS BRASILEIROS NESTA PANDEMIA?

Qualquer residente no País pode participar da pesquisa do Instituto do Sono que vai identificar hábitos em relação à qualidade do sono durante a quarentena

Já falamos aqui e você deve vivenciar isso bem perto de você: muitas pessoas estão enfrentando sérios problemas para dormir nesta quarentena. Todo este contexto tem levado muitos indivíduos a perderem a qualidade do sono e uma noite bem dormida acaba por ser artigo de luxo.

Agora, para identificar melhor todas essas questões e traçar uma linha de fatores que efetivamente influenciam no sono dos brasileiros, o Instituto do Sono promove uma pesquisa bem interessante. Até 19 de julho, qualquer pessoa residente no Brasil pode participar, basta preencher este formulário. A ideia, então, é identificar os hábitos da população em relação à qualidade do sono durante a pandemia do novo coronavírus.

O preenchimento leva em torno de 15 minutos e a expectativa é ter uma amostragem de no mínimo 2 mil pessoas. Para participar é preciso ter mais de 18 anos, e não necessariamente apresentar algum distúrbio de sono. O pesquisador do Instituto do Sono, Sergio Brasil Tufik, explica que a pesquisa trará dados sobre os possíveis fatores associados à quarentena que podem interferir no padrão de sono, como por exemplo, os fatores psicológicos, sociais, econômicos e ambientais. A expectativa é que a partir da pesquisa sejam coletadas informações capazes de indicar qual é o comportamento adotado pela população neste período.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios do sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área educação continuada que já capacitou mais de 4.000 médicos e outros profissionais de saúde. 

O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.