COACHING: ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA OS TEMPOS DE CRISE

Método pode auxiliar na preservação da saúde dos colaboradores e da empresa

O atual cenário político-econômico do país está causando alvoroço, não só na economia das companhias, mas também na saúde dos colaboradores. De acordo com recente pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo, este ano a imprevisibilidade econômica agravou casos relacionados a estresse, depressão e insônia. Desde a implantação do Plano Real, a população não convivia com uma crise tão forte, levando a demissão de muitos funcionários e a pressão da alta gerência.

Para o especialista em comportamento humano, Sulivan França, essa pressão que os profissionais sentem, além de estar diretamente relacionada aos resultados da companhia, também é refletida na preocupação com a carreira, afetando tanto as relações profissionais como pessoais. “Em períodos como este, as lideranças podem se sentir desorientadas e fragilizadas no momento de tomada de decisões e para encontrar alternativas criativas além da crise”, revela.

Para ele, o processo de coaching pode auxiliar no restabelecimento do equilíbrio e na retomada de posicionamento firme dos líderes perante seus colaboradores. Além de também desenvolver uma postura mais assertiva da organização, contribuindo com a saúde do profissional dentro e fora da empresa.

Segundo Sulivan, uma das razões para o aumento dos casos mencionados foi a falta de preparo para lidar com a crise, o que dificultou a adaptação à atual realidade. “É necessário economizar, cortar gastos e estar preparado para o momento que segue,” afirma. Agora é importante focar no futuro e em novas soluções. A ajuda do profissional de coach, de acordo com Sullivan, pode funcionar para o líder como apoio e ferramenta de aprendizagem técnica para contornar tais situações.