CLAUDIA SCHROEDER LANÇA LIVRO DE POESIAS EM LIVE DO INSTITUTO LING, EM 21 DE MAIO

Em bate-papo com o poeta Pedro Gonzaga, a publicitária e escritora apresenta As Partes Nuas, sua segunda obra poética

A publicitária e escritora Claudia Schroeder lança seu novo livro, As partes nuas, em uma live no Instagram do Instituto Ling (@instituto.ling) dia 21 de maio, sexta-feira, às 19h. O encontro virtual com o público será mediado pelo poeta, tradutor e estudioso de literatura Pedro Gonzaga, que auxiliou no processo de seleção dos textos criados pela autora gaúcha nos últimos quatro anos, período em que ela deu mais atenção a sua voz interna poética.

Publicado pela editora Francisco Alves, As partes nuas é o segundo livro de poesia lançado por Claudia, que se mostra por inteiro em textos onde se revela mãe, mulher e ser humano, que sente, que pulsa. Um “livro-corpo”, como define o poeta português José Luís Peixoto na apresentação do livro. Um corpo muito bem desenhado, com design de Rico Lins e a obra Nuvem para meia altura do artista plástico José Bechara, na capa e pontuando os sete capítulos da publicação. E cada divisão é aberta com versos de poemas que não entraram, amarrando o projeto como um todo.

"Quando ainda criança, tive um bloqueio em uma oficina de desenho, me afastando da prática por um tempo. Por conta disso, tinha medo de me aprofundar na escrita e sofrer um novo bloqueio, mas Pedro me ajudou a olhar para minhas criações, e o que aconteceu com a poesia foi o oposto do desenho”, reflete a autora.

Os poemas já estão na voz de alguns artistas como Lilia Cabral, Lázaro Ramos, Ana Beatriz Nogueira, o fotógrafo Raul Krebs e os jornalistas Pedro Bial e Juarez Fonseca, que gravaram vídeos recitando algumas obras. As gravações estão sendo disponibilizadas aos poucos no perfil do Instagram do Instituto Ling e nos canais da autora.

Claudia Schroeder alcança neste novo livro uma voz lírica a ser louvada: íntima e social, terna e irônica, memorialística e sensual. No conjunto os poemas nos trazem uma experiência física, sensorial, capaz de revelar as agruras e as delícias do que é ser uma criatura humana no mundo, agora, enquanto o tempo parece prestes a consumir todas as coisas. Um livro urgente, variegado pelos tantos matizes que a melhor lírica pode oferecer.
PEDRO GONZAGA, poeta

A evidência sexualmente feminina deste livro de Claudia Schroeder me remeteu à sensação que tive ao ler pela primeira vez Adélia Prado, e também Anaïs Nin, ambas do século passado. Mas a poesia de Claudia é deste século, ao mesmo tempo óbvio e enigmático. Ela não mede palavras, dá-se ao poema para contar histórias de amor e dor – principalmente de amor. É uma poeta inteira, desafiando padrões de mulheres bem comportadas. E homens idem.JUAREZ FONSECA, jornalista


Sobre a autora

Claudia Schroeder é publicitária e atua há 28 anos no mercado, de diferentes formas, como redatora, gerente e diretora de criação em agências de propaganda, design e promoção, onde acumulou alguns prêmios. Agora, também assume seu lado escritora e vem se dedicando à poesia com vigor. A gaúcha de 48 anos desde pequena gosta de escrever. Aos 14 e 17, publicou coletâneas familiares em sua cidade natal no interior do Rio Grande do Sul. Em 2010, foi classificada no Prêmio Off Flip de Literatura com Casamento e no 9º Concurso Literário Guemanisse de contos e poesias com os poemas Na Boca e Pálpebras. No mesmo ano, foi lançado Leia-me Toda, pela editora Dublinense, agraciado com o 3º lugar no Prêmio Fundação Biblioteca Nacional, e que, por ter a capa em braile, chegou a ser finalista do Prêmio Açorianos de Literatura.

A autora também foi premiada com o 2º lugar no Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody com o poema Jantar, que acabou sendo publicado na coletânea portuguesa A Poesia é para Comer (editora Babel), ao lado de nomes como Hilda Hilst e Chico Buarque de Holanda. Em 2018, invadiu o universo infantil com o livro A Menina que Descobriu o Sol, lançado pelo selo Kazoca, onde a autora chama a atenção, de forma lúdica, para a importância de usar protetor solar desde cedo.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA

Live de lançamento do livro As partes nuas, de Claudia Schroeder

Bate-papo com a escritora, mediado pelo poeta Pedro Gonzaga

Dia 21 de maio, sexta-feira, às 19h

Gratuito, com transmissão ao vivo pelo Instagram do Instituto Ling (@instituto.ling)

As partes nuas

Claudia Schroeder

Editora Francisco Alves

128 páginas

R$ 35,00

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling

Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.