CIRURGIA BARIÁTRICA: MENOS DORES DE CABEÇA EM MULHERES COM HIPERTENSÃO

Estudo realizado na Europa comprova mais um benefício à saúde de quem se submete ao procedimento bariátrico, que reduz o estômago do paciente

A cirurgia bariátrica reduziu a pressão intracraniana melhor do que um tratamento convencional de controle de peso em mulheres obesas que sofrem com a hipertensão intracraniana idiopática (HII), doença que causa fortes dores de cabeça e afeta principalmente mulheres em idade fértil.

A afirmação vem de um estudo publicado na conceituada revista científica de medicina internacional JAMA Neurology e confirma que os benefícios da cirurgia bariátrica são questões de saúde e qualidade de vida.

"Já está comprovado que pacientes bariatricados têm melhoras significativas e, em alguns casos, até completas, em quadros de diabetes e hipertensão arterial, além da redução no risco de uma série de doenças, como o câncer", completa o médico cirurgião geral Fábio Strauss, de Taquara/RS.

MULHERES NO FOCO

Todos os participantes do ensaio clínico eram mulheres com idade média de 32 anos, HII ativa e índice de massa corporal (IMC) de 35 ou mais. Elas foram recrutadas em cinco hospitais no Reino Unido, na Europa, entre 2014 e 2017 e submetidas à cirurgia bariátrica ou intervenção de tratamento com base em um programa de Vigilantes do Peso. Permaneceram na análise final 54 pacientes.

Os pesquisadores acompanharam as participantes até dois anos após o início do estudo e relataram que pacientes submetidas à cirurgia bariátrica tiveram pressão intracraniana significativamente mais baixa que as demais, além de apresentar maior perda de peso e ganhos em qualidade de vida.

Segundo Strauss, estudos como esse trazem a orientação do melhor tratamento para pacientes obesos e suas particularidades. "A bariátrica é uma cirurgia de saúde, e não de estética, como algumas pessoas pensam. E pelo mesmo motivo, precisa ser bem indicada, com exames prévios e uma preparação multidisciplinar. Quanto mais benefícios são comprovados, maior a sua importância", avalia.

A cirurgia bariátrica reduz o estômago do paciente e é indicada no tratamento da obesidade para pessoas com IMC acima de 40, ou acima de 35 com comorbidades graves.