CAFEÍNA AJUDA A COMBATER A CALVÍCIE

Estudo da Universidade de Lubeck mostra que a substância tem a capacidade de incentivar crescimento 25% mais veloz do cabelo, além de aumentar os fios

Se você já é um apaixonado por uma das bebidas mais populares do mundo, apresentamos mais um bom motivo para continuar a apreciar o café ou, quem sabe, buscar conhecer um pouco mais. Recente pesquisa da Universidade de Lubeck, na Alemanha, elaborada por dermatologistas, dá conta de que o café pode ser um aliado de peso no combate à calvície. A pesquisa mostra que a substância pode estimular um crescimento 25% mais rápido dos fios de cabelo, o que ainda pode contribuir para o volume dos cabelos.

As mulheres são as que mais podem se beneficiar com essa novidade, de acordo com os pesquisadores, pois os folículos capilares delas se destacam por reagirem de forma mais rápida ao tratamento, além de serem mais sensíveis.

A calvície se caracteriza pelo processo de miniaturização dos fios, o que significa atrofiamento da raiz até que os fios fiquem finos e desapareçam completamente. Ao contrário do que se pode pensar, a calvície é um fenômeno que atinge também mulheres, e não somente homens, e pode atingir qualquer parte do corpo com fios de cabelo e pelos, sendo a queda de fios mais comum no couro cabeludo. No Brasil, de acordo com pesquisas, 30 milhões de homens sofrem com a calvície, enquanto que as mulheres somam apenas 10%.

COMO A CAFEÍNA ATUA

O processo de queda dos cabelos pode surgir em qualquer idade, após a puberdade, na maioria dos casos, a partir dos 17 anos nos homens e entre os 25 e 30 anos entre as mulheres.

Mas, o que o café em a ver com isso? Dessa forma, a cafeína, mais precisamente, entra nesse contexto como uma forte aliada por possuir alta capacidade de penetrar na barreira da pele. Por causa disso, está sendo utilizada, cada vez mais, na elaboração de cosméticos, em formulações que variam de 1% a 5%, de acordo com a finalidade do produto.

A atuação da cafeína é a mesma que a da finasterida, que inibe a enzima 5 alfa-redutase, responsável pela produção do hormônio DHT, que deixa os fios mais finos.

Mas, importante lembrar, quem quer usar receitas caseiras a fim de se beneficiar do uso do café, é bom estar atento: os especialistas apontam que o café utilizado em nossa casa não possui quantidade suficiente que garanta o efeito. Para tanto, é necessário usar produtos especiais para o cabelo que já contenham cafeína em sua fórmula.

Além de contribuir para evitar a calvície, a cafeína age na redução do acúmulo de gordura, tem ação antioxidante, estimula a regeneração capilar, auxilia na revitalização do folículo capilar, inibe a enzima responsável pela produção do hormônio que torna o fios finos.