APESAR DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, AS MULHERES SÃO ESPECIALISTAS EM SENTIMENTOS. VANTAGEM?

A delicadeza feminina não se sobrepõe à força que elas têm de encarar a vida sem esconder sua sensibilidade

Por César Silva*

Sem dúvida! As previsões mais otimistas são de que em 20 anos teremos 47% dos empregos sendo substituídos por robôs ou inteligência artificial. E sabe o que robô não tem? Sentimentos! Vamos aprender com as especialistas?

As mulheres são incríveis quando se trata de sentimentos e expressões! Desde a mais simples palavra, gesto ou ação, do pequeno olhar ao grande amor. E o que fazer? Aprender, amigo!

Cursos e mais cursos de inteligência emocional se espalham, como rastilho de pólvora, e somente alguns se qualificam como ótimos. A maior parte dos consultórios de psicologia está cheio de mulheres na busca por se resolver e homens correndo de lá como o "diabo foge da cruz"! Há uma discussão de fundo que tratarei em outro momento e que há de se analisar: não há mais como separar o mercado entre homens e mulheres, somente entre mentes sensíveis e mentes restritas! O aprendizado se tornou um mantra e que não fique para trás quem tem juízo. Ou deveria!

Capacidade sensível
A capacidade que as mulheres têm de sentir o menor sofrimento ou a menor alegria é indescritível. Elas conseguem "ser tocadas" no coração pelo simples olhar de um cachorro carente. Quanto mais de um humano carente! É um radar ligado 24 horas por dia sem distinção!

Muitas tentam ser práticas e se igualar aos homens. É bom e ruim, na minha opinião! O que sobra em um gênero falta no outro! Mas, lá no fundinho, aquele "dó" delas é sem igual! Perceber a ternura do amor feminino toca minhas entranhas desde menino! Observo as mulheres desde que nasci!  

Na ânsia de acompanharmos as evoluções tecnológicas e científicas estamos quase nos tornando automatizados ao extremo. É como se quiséssemos competir com uma tecnologia que está muito além das nossas capacidades. Redes sociais, celular, notebooks, big data, somente para citar algumas.

Acredito que o futuro é de humanização. E neste quesito, elas são mestras!

A preocupação constante com o clima entre as pessoas, com a união da família, com a educação dos filhos, próprios ou dos outros, a lembrança de aproveitar o tempo de forma útil e real, sem nenhum aparelho tecnológico de mediação, a capacidade de realizar várias tarefas com qualidade ao mesmo tempo, a força moral nas dificuldades, a autoafirmação que inspira e, principalmente, um coração que agrega a maior das equipes, são características femininas distintas.

É claro que há exceções, muitos homens devem estar pensando. Mas me atrevo a sugerir: parem de procurar defeitos! Encontre primeiro os seus! Dê o exemplo! Cobrar sem respaldo é o mesmo que "pedir para levar"!

Mescla ou potencialização comunitária

Mulheres! Nos ajudem! Precisamos aprender a ser tão sensíveis como vocês!

Ao mesmo tempo, também temos algumas lições para dar, muito menores do que essas, é claro, mas que podem ajudar a objetivar um pouco mais o mundo de decisões e rumos.

A parceria que se inicia na amizade, continua no casamento, adentra a comunidade e as relações sociais, precisa ser enfatizada. Estamos muito preocupados com resultados práticos e muito pouco atentos às relações.

O ser humano é humano!

Por maior que seja o esforço da tecnologia e da ciência essa é uma máxima perene e imutável! Estamos esquecendo disso há séculos!

Quantas mulheres reclamam que os maridos trabalham demais, prestam atenção no que não é essencial e se perdem no meio da correria, para ouvir no final: viu como eu tinha razão!? E tinham mesmo! Chega de brigas por razões! Precisamos de aprendizados de humanização já!

A velha máxima de "não dar o braço a torcer" dá lugar a parceria para crescer. É como uma briga na piscina: os dois afundam!

Um presente de Natal


Dê um presente de Natal à sua família que deveria ser ofertado o ano inteiro: sua atenção e presença. Não basta estar somente de corpo e de cérebro, é necessário viver em alma e amor com a atenção que os nossos merecem!

Oferte a cada dia um beijo de carinho, um abraço de emoção, um olhar de alegria, um singelo "Bom Dia", um carinhoso "Boa Noite", um emocionante "Eu Te Amo", um esfuziante desejo em compartilhar sua vida com aqueles que lhe dão guarida no sol brilhante ou na tempestade retumbante.

Aprenda a observar tudo que é feito por você em silêncio. São mensagens subliminares de um olhar que te cuida e te quer bem. Desde o alimento bem feito, a casa em aconchego, o lencinho que limpa o suor e o carinho que toca o coração. Mulheres são sutis!!

Deixe de ser durão e seja mais sensível, desenvolvendo os sentimentos mais lindos em busca da imensidão. Um caminho sem volta que só traz amor e gratidão!

Seja homem e aprenda com uma mulher o segredo em exercer os sentimentos! Nunca é em vão! Encante sua pequena multidão, iniciando em sua família, esta trilha, de sensibilidade, amor e compaixão!
 

César Silva é professor, escritor, consultor, mentor - Head of Business @cesarsilvasimplesmente, Professor/Tutor Externo IERGS/Uniasselvi, Conselheiro da Fenac S.A.