WORKSHOP PROPÕE A CULINÁRIA SAUDÁVEL E PRÁTICA

Cozinha Descomplicada é o curso que será ministrado pela Soul Natural no Sítio Pés Descalços, em Ivoti (RS)

Que tal começar uma nova relação com a alimentação? Uma rotina com alimentos saudáveis e de fácil preparo pode ser o impulso que falta para que você, ao desenvolver bons hábitos, evolua para a conquista de uma vida com saúde. É com esta proposta que a Soul Natural oferece o curso Cozinha Descomplicada, que vai ocorrer em 30 de outubro no Sítio Pés Descalços, em Ivoti (RS)

Ministrado por Rafaella Schavinski Borba, terapeuta ayurvédica que está à frente da Soul Natural, o curso é direcionado a qualquer pessoa que se interesse por alimentação com qualidade, para quem tem familiaridade com as práticas na cozinha e para quem não tem afinidade alguma. “O Cozinha Descomplicada tem como propósito compartilhar conhecimento e desmistificar a ideia de que uma comida saudável e natural é sem sabor. Com receitas vegetarianas, práticas e criativas, nosso encontro será marcado com três momentos especiais. Um bate papo sobre alimentação saudável e um olhar holístico para o que tem nos nutrido, um segundo momento em que iremos realizar uma conexão com o mundo dos temperos naturais trabalhando nosso sentir e emoções e por fim mão na massa nas receitas”, diz Rafaella.

Para se inscrever, entre em contato pelo telefone (51) 9 9275-7951, até 26 de outubro. A energia de troca é no valor de R$105,00. Com a proposta do curso em mente há bastante tempo, Rafaella viu a oportunidade diante do convite realizado pela direção do Sítio.

Há, ainda muitas dúvidas entre pessoas das mais variadas áreas sobre o preparo de alimentos saudáveis. Segundo Rafaella, os principais questionamentos são: “como eu uso os temperos naturais”, “quais as melhores combinações para ter uma alimentação mais saborosa” e “como eu posso melhor aproveitar o alimento diversificando em receitas”?

Vivemos em uma época de grande agitação e as pessoas, quando correm contra o tempo, buscam alimentos industrializados que não demandam tempo para o preparo, assim como os temperos prontos que oferecem praticidade. “Isso faz com que no momento em que a pessoa busca uma alimentação mais saudável se veja em dificuldade de conseguir fazer boas combinações ou até mesmo ter criatividade para cozinhar de forma mais natural”, diz a terapeuta. 

O mesmo, serve para a questão da variação do uso de um único alimento e as melhores formas de preparo para manter suas propriedades e nutrientes ativos, como tempo de cozimento e formas de congelamento, que são dúvidas frequentes e que estão relacionadas a uma busca alimentar mais dinâmica no dia-a-dia. A parte mais gostosa da busca por um estilo de vida mais saudável, diz Rafaella, principalmente quando se fala em alimentação, é a criatividade no momento de cozinhar, usar e abusar dos ingredientes na sua melhor forma. “Nos leva a um momento de conexão com a nossa criança interior criativa, trabalhando nossa imaginação, nossas emoções e sentidos diante das receitas que se está construindo e cozinhando para si ou para a família, torna-se um ato de amor indescritível”, completa.  

Para ela, a alimentação saudável hoje não é mais vista com preconceitos, mas acredita que a cada dia se tem buscado uma melhor compreensão e forma de alcançá-la em seu dia-a-dia promovendo melhor qualidade de vida. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTILO DE VIDA

Quando se fala em alimentação saudável, para Rafaella, fala-se em um estilo de vida e uma autorresponsabilidade sobre as escolhas alimentares, não está ligado a seguir determinada dieta da moda, seguir padrões de alimentação, contar calorias, consumir alimentos light ou diet, cortar glúten, lactose sem mesmo ter algum tipo de intolerância e sim, ligado a um autoconhecimento do que faz ou não bem para o corpo e como as escolhas ocorrem a partir desta consciência. “É consumir alimentos de forma sábia e equilibrada, buscando priorizar o consumo daqueles que são fornecidos de forma abundante pela natureza, aproveitando sua riqueza de propriedades evitando ao máximo os “alimentos dentro da caixa”. É uma hidratação regular com o consumo de água, é alimentar-se de frutas, verduras e folhosos, leguminosas, cereais e oleaginosas, de forma a realmente estar se nutrindo de comida de verdade, é se permitir comer a comida maravilhosa da vó sem culpa e desfrutar do amor e carinho ali colocado, é libertar-se da autocobrança, dos julgamentos e da ideia de que os padrões definem a sua escolha de vida e de nutrição”, salienta.

E é este o propósito da Soul Natural, empreitada da qual Rafaella fala com muito orgulho. “Nossa proposta é oferecer uma alimentação limpa, sazonal, natural e nutritiva, unindo conhecimentos da gastronomia funcional e da medicina milenar do Ayurveda, nós buscamos elaborar nossos cardápios com criatividade e equilíbrio, priorizamos o uso de alimentos frescos e orgânicos, pois, desta forma nos reconectamos as raízes, valorizando os alimentos e nutrientes que a mãe natureza tem a nos oferecer de forma abundante. Esse é um dos motivos de valorizarmos e apoiamos a agricultura local e familiar”, complementa.