VEM CONHECER O PODER DO PERDÃO!

Vem participar de uma jornada incrível de autoconhecimento a partir de uma série de textos sobre o Ho´oponopono, um antigo sistema de curas das tradições ancestrais havaianas

Por Jeania Romani*

Somos 100% responsáveis por tudo que acontece conosco e o perdão é um portal para a prosperidade e abundância, em todos os níveis!! E quanto mais consciência temos disso, mais autores de nossas vidas nos tornamos. Então observe como está a sua vida, o que você está atraindo pra você.

Às vezes quando nossa vida está pesada, cheia de escassez e “meio parada”, é porque estamos cheios de mágoas, ressentimentos e raiva em nosso coração. Todos esses sentimentos são normais, todos nós seres humanos temos essas emoções, mas o importante é identificar esses sentimentos e liberar! Nem sempre essa é uma tarefa fácil, por isso nos próximos dias me proponho a falar de Ho’oponopono! Uma ferramenta que vai te ajudar muito a liberar todos esses sentimentos “negativos” e a criar uma vida mais leve! Milhares de pessoas já aprovaram e eu adoro essa técnica, uso muito pra mim e em meus atendimentos.

HISTÓRIA DO HO’OPONOPONO

O Ho’oponopono é um antigo sistema de cura das tradições ancestrais havaianas. Utilizado quando havia algum tipo de problema entre as pessoas ou familiares da tribo.

Neste método tradicional, todos os envolvidos nos problemas se reuniam, e um membro treinado e graduado atuava como um facilitador para promover a cura e a resolução do problema em questão. Nesta sessão, cada participante poderia falar sobre o problema e pedir perdão a todos os outros envolvidos.

Morrnah Nalamaku Simeona uma “Kahuna” (título usado no Havaí para denominar os sacerdotes, os sábios, em algumas tribos, mais conhecidos como xamãs) foi a responsável mais tarde por criar um processo aprimorado e modernizado do Ho’oponopono, também conhecido como Ho’oponopono da Identidade Própria. Nesse sistema há quatro frases fundamentais que são capazes de liberar memórias e energias: “Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou gratx”.

Mas Ho’oponopono da Identidade Própria, tornou-se popular e mundialmente conhecido graças ao Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD. Ele estava com a sua filha doente e ouvira falar em uma “fazedora de milagres”. Em consulta com Morrnah Simeona, Dr. Len obteve a cura de sua filha, e a partir daí, em 1982, abandonou tudo para estudar e aprender este método de cura, passando uma década ao seu lado.

Existia no Havaí um Hospital Psiquiátrico chamado Hawaii State Hospital, que abrigava pacientes-detentos, que cometeram os piores crimes possíveis e foram diagnosticados com graves distúrbios mentais.

Nesta ala a maioria dos detentos ficavam sob forte sedação, ou algemados, pois era comum a agressão de funcionários ou mesmo entre sí.

Por esse motivo, o índice de rotatividade de funcionários no hospital era muito grande. Os funcionários adoeciam, haviam problemas hidráulicos, elétricos, as plantas e flores morriam e o medo era constante entre os funcionários.

Dr. Hew Len foi convidado a trabalhar no Hospital Psiquiátrico. Mas com uma condição, ele disse que não teria contato com os detentos, ele queria apenas o registro e ficha médica de cada um deles.

Com o passar dos meses, era possível notar que a energia do hospital era outra, a unidade começou a ganhar vida. A dinâmica entre os presos estava diferente. Alguns começaram a ficar mais calmos e necessitavam menos de medicações. Muitos já não precisavam mais das algemas para ser transferidos. Então questionaram ao Dr. Len o que estava acontecendo, o que ele estava fazendo. Pois tinha passado meses, trancado, sozinho em sua sala mas há uma mudança visível nos pacientes e no local.

Ele respondeu:

– Eu uso um método que se chama Ho’oponopono. Enquanto eu leio as fichas dos pacientes, vejo o detalhe dos delitos e crimes que eles cometeram e me pergunto:

– O que está acontecendo dentro de mim para que eu experiencie esse problema, e como posso corrigir este problema em mim?

Em seguida eu peço para a Divindade para que purifique em mim toda e qualquer memória compartilhada que eu tenha com esse paciente. E repito as frases:

Sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo e sou grato.

Eu repito as 4 frases até que toda energia negativa envolvida entre eu e o paciente seja purificada e liberada.

Dr. Len trabalhou durante 3 anos neste Hospital. Após alguns anos a Unidade Psiquiátrica foi fechada por falta de pacientes, a maioria dos detentos foram reintegrados a sociedade.

Coisa linda né?

Na semana que vem, volto aqui pra te contar mais sobre essa técnica poderosa e como colocar em prática em nosso dia a dia.

Esse tema também estamos trabalhando no grupo Somos Um do whats app. Quer participar? Entre em contato comigo pelo número (51)981199646

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Sou grata a Deus, a você e a mim, pela cura que compartilhamos juntos!

*Jeania Romani é jornalista, reikiana, terapeuta thetahealer e está em fase de conclusão de estudos em terapias holísticas