TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO É FOCO EM LIVRO PARA CRIANÇAS

Doença tem curso crônico e frequentemente progressivo e pode causar sofrimento significativo, muitas vezes interferindo no rendimento escolar, nas relações sociais e no relacionamento familiar

Mais de 100 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O tema é o foco central da obra TOC: Aprendendo sobre os pensamentos desagradáveis e os comportamentos repetitivos, publicada pela Sinopsys Editora, que tem o seu lançamento oficial no dia 30 de agosto, das 19h às 21h, na Livraria Cultura do Bourbon Country, em Porto Alegre. O evento terá sessão de autógrafos com as autoras da obra, as especialistas em terapia cognitivo-comportamental Juliana Braga Gomes e Cristiane Flôres Bortoncello.

É comum o TOC iniciar na infância ou na adolescência. Ele se caracteriza pela presença de obsessões, que são pensamentos ou imagens, intrusivos e indesejados, que causam medo e/ou desconforto, e compulsões, que são os comportamentos realizados frequentemente para se livrar ou evitar as obsessões. Com foco nas crianças, o livro aborda de maneira lúdica o transtorno que, muitas vezes, tende a se manter ao longo da vida, se não tratado, trazendo prejuízos significativos na qualidade de vida. A publicação apresenta os principais tipos de sintomas do TOC e ensina ao leitor a maneira correta de responder aos sintomas.

O TRANSTORNO PODE ESTAR MAIS PERTO DO QUE VOCÊ IMAGINA

Como dito acima, estudos revelam que o TOC afeta cerca de 2 a 3% da população geral, em cifras, estima-se que mais de 100 milhões de pessoas no mundo inteiro sejam portadoras da doença, entre adultos e crianças.

Devido ao TOC ter um curso crônico e frequentemente progressivo, pode causar sofrimento significativo, muitas vezes interferindo no rendimento escolar, nas relações sociais e no relacionamento familiar. É importante ressaltar que a criança ou adolescente não se envolve nos rituais porque quer, mas porque não sabe resolver a situação de outra forma. A família sofre junto, pois na maior parte das vezes acaba tendo dificuldades no manejo com as situações que se apresentam.

 “O livro tem como objetivo auxiliar na psicoeducação do transtorno e no tratamento”, salienta Juliana. Ela acrescenta que o livro apresenta os principais tipos de sintomas do TOC e ensina ao leitor a maneira correta de responder aos sintomas. “Se o seu filho se identificar com o conteúdo apresentado neste livro, busque ajuda de um profissional capacitado para que ele possa realizar uma avaliação e, se necessário, iniciar o tratamento para o TOC”, acrescenta a autora. 

Sobre as autoras:

Juliana Braga Gomes - Psicóloga e Pedagoga. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria- UFRGS. Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria. Sócia fundadora e Vice-Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão 2016-2019.

Cristiane Flôres Bortoncello - Psicóloga. Terapeuta com Certificação pela FBTC. Membro fundadora e presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão 2016-2019. Mestre em Psiquiatria. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.