REFLETINDO: ANTECIPANTE!

O empresário César Silva reflete sobre a importância de saber dosar a ansiedade. Não deixe que ela tome conta de forma negativa de sua vida!

A situação é tensa e exige uma capacidade de controle emocional intensa. É comparada a estar na antessala do inferno! Daí o(a) vivente resolve começar a imaginar como seria estar em um local, ou numa situação, antes de vivenciá-la! O resultado, quase sempre, é devastador! Sofrimento, ansiosidade, tensão...quase sempre desnecessária.

Não tem nada pior do que antecipar algo que ainda não aconteceu pintado com tintas que pioram a situação, comparando-se com a vivência posterior. É o achismo exacerbado vestido de sofrimento e eivado de insegurança que colocam lenha na fogueira da criatividade, amplificada com emoção.

Somos mestres em fazer isso! Quantas e quantas vezes nos deparamos com situações mais ou menos graves em que criamos o ambiente, resolvemos o problema, fazemos o papel da outra pessoa, criamos os prós e contra e, chega no momento, se algo é realizado de um jeito diferente do imaginado, nos decepcionamos! Decepcionar com o que? Conosco? Com o outro?

Como dizia o craque Garrincha após a explanação do técnico da Seleção Brasileira sobre a tática de vencer o adversário, ele pergunta: Ter objetivos é uma situação. Viver antes o que ainda não aconteceu é completamente diferente. Os objetivos movem nossa vida com desafios que nos colocam a evoluir. Já a antecipação resolve tudo antes, sem viver e resolver nada. Ela não leva em consideração um fator, importantíssimo: a surpresa!

A surpresa é um veneno pra quem antecipa as questões da vida! E quem foi que disse que a vida é estática, previsível e monótona? Quem disse que o outro não tem vontade própria e desejos diferentes daqueles que queremos impor a ele?

A imaginação muitas vezes nos leva a mundos inexistentes e fantasiosos que

corroem nossa conexão com a realidade, com o presente. Viver o agora é a melhor forma de resolver isso tudo! Mas aí vem outro problema: alguns não aguentam a realidade, a verdade! E daí?

Então há a necessidade de um auxílio interno ou externo para que a conexão com a realidade, a capacidade de assumir as responsabilidades e a coragem em enfrentar o que vier possam ser reatadas! Antecipar é viver o que se aspira! Viver o agora é inspira-se na vida e em

si!

Então imagine agora uma situação na sua vida: você perdeu o emprego, a família, os bens e a esperança. O que lhe resta? O antecipador já tinge um quadro ruim, sem variáveis, possibilidades ou saídas. Ele se desencoraja antes mesmo de pensar no assunto. Acredita ser o “último dos moicanos” e pensa que tudo aquilo só aconteceu porque é com ele: azarado, pé frio, sem futuro.

Já a pessoa conectada na realidade, em uma situação como essas e com saúde, é abalroada num primeiro momento e sente o impacto dos acontecimentos. A emoção toma conta, o desespero bate a porta e a realidade se faz vazia. O tempo vai passando e a razão vai processando, juntamente com seu corpo, suas emoções. Ele começa a enxergar que tem saúde, possibilidades de se levantar de novo e capacidade. Ele não apaga o que é, ele busca no seu eu o refúgio necessário para seguir em frente e , quem sabe, reatar com tudo ou criar tudo novamente.

Ser ansioso é normal do ser humano. Mas quando passa o limite em que a pessoa não consegue mais fazer nada em função de um determinado problema, é o momento de buscar auxílio.

Parecem situações virtuais, mas são muito reais para quem as passa diariamente. É um ciclo vicioso da antecipação e de desconexão com a realidade. Se você é assim, dê um basta a isso, procure ajuda, conecte-se com o agora, com o hoje, com o presente.

Viva uma situação de cada vez. Não seja exigente demais consigo. Dê um tempo! Deixe seu corpo, sua consciência processar o assunto e não permita que pare a sua vida! Reaja! A vontade é a alavanca da realização! E ela é a prática, em excelência, do presente!

Com humor, alegria, inteligência e o bem maior como foco, temos muito a agregar! Faça a sua parte, se tiver que antecipar, que seja dinheiro a uma boa taxa para um bom investimento!

MAIS IMAGENS: