QUANTO MAIS CRÍTICA, MAIS DIGNA!

Para refletir: colocar-se no lugar da outra pessoa, fazendo um esforço em entender a sua posição. No mundo de hoje é fundamental respeitar a diversidade. As pessoas não percebem, mas brigam por simples opiniões

*Por César Silva

- Não adianta que não sou igual a você!

- Laurinha! A dona da verdade!

- Nada disso! Você não estuda e quer falar bobagem!

- Você é uma nerd mesmo. E ainda fica defendendo o professor!

- Defendo sim! Ele está certo! Quem estuda sabe!

- Se você fosse minha amiga de verdade, não estaria falando isso!

- E se você fosse realmente minha amiga, viria estudar comigo e não perderia tempo com bobagens nas redes sociais!

A discussão estava acalorada na hora do intervalo. Laurinha defendia sua posição e sua amiga estava cobrando a famosa "fidelidade" sem questionamento. Imagina se ela iria aceitar isso!

Uma professora da turma estava passando próximo, durante o burburinho, e interveio:

- Meninas! O que está acontecendo? Para que tanta discussão?

- Ela está falando bobagem!

- Ela está defendendo o professor e não a mim!

- Deixa eu entender uma coisa: vocês estão discutindo porque tem opiniões diferentes sobre o mesmo assunto?

- Sim

- Sim

- Mas a base da amizade não é o respeito às opiniões dos outros?

O silêncio tomou conta daquele momento. As duas amigas tinham posições fortes e não estavam se respeitando. Defendiam olhares e pontos de vista diferentes. A professora continuou:

- Não deveria importar o assunto e sim o respeito. Vocês sempre trazem histórias de responsabilidade, autonomia e estão sempre juntas. Agora discutem por um simples ponto de vista?

O olhar da professora era impregnado de carinho. Sua voz não era impositiva e ela havia colocado a mão no ombro das duas, sentando-se bem no meio delas.

- Vocês são como filhas para mim! Não gosto de vê-las brigando! Vamos aprender que a tolerância é fundamental a uma boa convivência! Além da paciência e da empatia.

- Sabe o que é empatia?

- Mais ou menos profe!

- Colocar-se no lugar da outra pessoa, fazendo um esforço em entender a sua posição. No mundo de hoje é fundamental respeitar a diversidade. As pessoas não percebem, mas brigam por simples opiniões. A amizade tem um valor muito maior do que isso. Desculpe interromper o intervalo de vocês! Me corta o coração ver essa discussão!

- Professora! Obrigada por vir aqui! Realmente temos coisas melhor a fazer do que divergir por bobagens!

As três se abraçaram fortemente e a professora lançou um olhar de candura em direção a elas.

- Tenho vocês no meu coração! Os seus sorrisos iluminam meu dia!

As duas se abraçaram e prometeram uma a outra que não iriam mais brigar daquela forma. Perderam tempo na sua amizade!

Laurinha chegou em casa e foi direto para o quarto sem cumprimentar a sua mãe. A mãe estranhou a postura dela e subiu até o quarto e perguntou:

- Tudo bem, Laurinha?

- Não, mãe! Fiz uma bobagem na escola! Depois te conto! Mas já adianto! Errei feio comigo mesma e com a minha melhor amiga! Ainda bem que a professora Sofia nos ajudou e está tudo bem!

- Então, por que você está assim filha?

- Por que acreditei que nunca faria isso com tudo o que vocês me ensinam. Acreditei que tinha resposta para qualquer crítica que me fizessem e percebi que só serei digna de ser respeitada se me colocar no lugar dos outros para entender o que está realmente acontecendo.

- Mesmo, filha?

- Sim, mãe! Mais uma vez preciso melhorar! Bem que você sempre me diz: humildade e dignidade são irmãs gêmeas! Aprendi da pior forma hoje! Com meu erro!

- Errar é humano filha! Aprender com o erro é uma escolha! Fiquei orgulhosa de você!

*César Silva é  Escritor, Professor e Mentor de Negócios PMBM®, Autor do e-book Inspirando Rumos - Histórias, Editora Temas Preferidos.