POR UMA CULTURA DE PAZ E TOLERÂNCIA: CINEMA É FERRAMENTA PARA DEBATE DENTRO DE PROJETO SOCIAL EM INSTITUTO PENAL

Encontros promovidos pela Universidade Feevale ocorrem quinzenalmente, estimulando reflexões sociais, políticas e culturais

Um olhar especial para uma questão delicada pode fazer a diferença no contexto social. Uma iniciativa da Universidade Feevale busca trabalhar questões psicológicas e de cidadania, jogando luz sob uma comunidade por vezes deixadas de lado, seja por inúmeras razões. Por isso, a Feevale vem aplicando, a cada 15 dias, o projeto social Educação Em Direitos Humanos: Por Uma Cultura de Paz e Tolerância, no Insituto Penal de Novo Hamburgo.

A prática, que ocorre nas terças-feiras, das 14h30min às 16h30min, consiste na exibição de filmes e documentários brasileiros para os internos lá mesmo no Instituto Penal, seguido por debates em grupo que visam trabalhar ainda questões ligadas à saúde mental.

O projeto faz parte do programa Educação e Cultura dos Direitos Humanos, que promove uma cultura de paz e tolerância, através da educação em Direitos Humanos e da inserção de diferentes grupos sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade que exerça sua cidadania. A equipe responsável pela oficina é composta pela professora do curso de Psicologia, Carmem Regina Giongo e pelas acadêmicas do curso de Psicologia, Cristiane de Souza, Bruna Moraes e Rúbia Rodrigues, além da estudante do curso de História, Mayara Zang.

Para a professora, a atividade é um compartilhamento de aprendizagens. "A oficina permite a construção de importantes reflexões sociais, políticas, culturais e de trajetórias de vida a partir do cinema. Costumamos escolher os filmes em conjunto com os participantes, assistimos e depois fazemos uma roda de conversa. Esse processo permite trabalhar a autoimagem e as relações entre os internos, construindo possibilidades de planejamento futuro. Os participantes são muito ativos nos debates e sempre trazem a importância das atividades realizadas na instituição", afirma.