E SE A FACHADA DA LOJA QUE VOCÊ COMPRA FOSSE INTERATIVA?

Escritório de arquitetura leva estande interativo de marca de calçados para feira especializada

Quando gostamos de alguma marca, seja roupa, móveis ou calçados, o resultado que mais nos agrada pode ser a sua utilidade, o seu "usar". Criamos empatia com a marca pelo que ela nos proporciona ao desfrutarmos dela. Mas, há empresas que vão além e proporcionam experiências diferentes não somente ao sei público como na busca e conquista de outras pessoas.

É o caso da Bebebê, empresa de calçados que levou a uma mostra do setor na serra gaúcha infinitas possibilidades a quem passava pelos corredores do Sierra Park durante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc), em Gramado. Desenvolvido pela That Design Company, de Porto Alegre, o espaço apresentou como grande diferencial a possibilidade do público mexer nos elementos da fachada, criando novas configurações e interagindo com a marca.

Segundo o diretor da That Design, Diego Marques da Rocha, o objetivo foi criar uma fachada interativa, onde as pessoas pudessem mover as placas e escolher como ela ficaria dentro das suas infinitas possibilidades. “A ideia era surpreender, ser modificável, e que a fachada, em toda sua extensão, pudesse ser verdadeiramente mutante”, explica o arquiteto.

Em desenvolvimento desde fevereiro, o projeto passou por um extenso estudo e foi entregue na feira em maio. “Pensamos em cada detalhe. Temos essa preocupação com a parte técnica também. Fizemos um mockup (protótipo interno) no escritório para testar como funcionaria o sistema de encaixe e mobilidade. Projetamos painéis moduláveis com o total de 510 escamas, para facilitar o trabalho da montadora do estande. De posse de uma solução produtiva, funcional e viável as pessoas poderiam verdadeiramente se divertir virando as escamas como quisessem para criar novas possibilidades”, detalha.

Esse é o sexto projeto que a That cria para a Bebecê. “Há uma evolução nos projetos, sempre com o objetivo de apresentar um espaço inovador e inusitado. Eu sempre gostei muito dessa questão da interatividade. Gosto de trabalhar com o conceito de loja mutante, em que é possível remodelar e alterar a exposição dos produtos de acordo com a necessidade de lançamentos e do calendário sazonal do varejo. Desde o último estande da Bebecê, o escritório já vinha com a ideia de fazer uma fachada interativa e o resultado foi o melhor possível. A todo o momento tinha alguém interagindo com as placas e criando uma nova configuração”, conta Diego.

Sobre a That Design Company

Criada em 2011 e liderada pelo arquiteto Diego Marques da Rocha, a That Design Company é um escritório de arquitetura voltado exclusivamente para o varejo, atuando nas áreas comercial, arquitetura efêmera, visual merchandising e PDV. Muito mais que desenvolver estandes, lojas ou materiais, o grande diferencial da That é o seu penso funcional, que leva em consideração vários pontos como branding, comportamento do consumidor, neuromarketing, mensurabilidade no ponto de venda e conceitos de omnicanal. A That chama isto de "ciência do varejo", uma metodologia própria de abordagem desenvolvida para conectar marca, produto (ou serviço) e consumidor final, criando uma relação sólida e duradoura. 

Unir criatividade com técnica, eis a expertise da That Design Company, que já foi consagrada, por dois anos, como a Empresa de Design do Ano pelo prêmio Colunista de Design. Reconhecida também internacionalmente, a empresa tem seus projetos publicados em grandes magazines de arquitetura da Itália e livros de retail design na Inglaterra, além de publicações em dois dos principais portais de arquitetura comercial do mundo.