DICA DE LEITURA: CIDADE DAS GAROTAS

A nova obra de Liz Gilbert nos transporta para a Nova York dos anos 1940 e traz a temática da Segunda Guerra como o grande divisor na vida da personagem principal

 

Por Aline de Melo Pires - Jornalista | Editora do Temas Preferidos

Fui atraída por este título por saber que era o mais novo da autora do consagrado Comer, Rezar, Amar, trabalho que gostei muito. No começo, fiquei meio confusa, sem entender o propósito do livro que conta a história de uma jovem que descobre, e se descobre, na Nova York dos anos 40 e é profundamente marcada pelos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial. 

Então, conforme passava as páginas, entrava no mundo de Vivian Morris e a leitura de Cidade das Garotas (Editora Alfaguara)* deslanchou. Recomendo.

Aos 19 anos, Vee, como era carinhosamente chamada, filha de família rica e influente no interior, depois de ser expulsa da faculdade, é mandada por seus pais para viver em Nova York com a excêntrica tia Peg, dona de um teatro decadente e de um grande amor pela vida e pelas pessoas. Vee passa, assim, a viver em um mundo totalmente diferente do que conhecia até então. Personagens bem originais como atores, escritores e produtores compõem o cenário rodeado pela arte que é novidade para ela.

Tudo vai bem até que Vee, levada por um grande ímpeto e emoção, dá um passo em falso e cheio de consequências. O divisor de águas em sua vida a leva a uma jornada interna repleta de reviravoltas e revelações.

O livro é narrado em forma de carta e a destinatária dessa carta incita a curiosidade e segura, de forma muito bem conduzida, a leitura até o seu desfecho.

Somos provocados pelas reflexões da personagem central o tempo todo, e também pela movimentação dos outros personagens, tão peculiares em suas características, mas que despertam empatia e identificação. Sofremos e triunfamos junto deles. 

A história de vida de Vivian Morris guarda surpresas e reviravoltas e uma grande, e diferente, história de amor sela a narrativa.

*Agradecemos à Editora Alfaguara que, gentilmente, nos enviou o exemplar de Cidade das Garotas.