CORRIDA: NÃO BASTA GOSTAR, É PRECISO CONTAR COM UMA ASSESSORIA

Veja como o serviço de assessoria esportiva faz a diferença quando o assunto é correr

Foi por causa do convite de uma tia que um hábito, que hoje também é uma paixão, incorporou-se à vida da administradora Fani Silveira. Aos 35 anos, ela comemora uma trajetória de quatro anos praticando corrida e disputando provas pelo Rio Grande do Sul. Tudo começou em 2014 quando ela foi convidada a participar de um revezamento. Mas, a primeira prova de sua vida despertou não somente a paixão pela corrida, como também a consciência de que seria necessário contar com uma assessoria esportiva para que seu desempenho fosse cada vez melhor.

O caso de Fani é justamente o que acontece com a maioria dos corredores que procuram o trabalho de Juliano Guarnieri, que presta assessoria esportiva pela Fit Pro, auxiliando seus clientes a conquistarem cada vez melhor desempenho nas corridas. “As pessoas me procuram por já terem vivenciado alguma experiência de corrida e buscam algo mais completo, desejando obter um desempenho diferenciado e também para planejar e aprender a praticar triathlon”, conta o educador físico.

TRAÇAR UM OBJETIVO

Antes de prosseguir, ele faz um esclarecimento que considera fundamental. Frequentemente, as pessoas confundem grupo de corrida, diz, ou ciclismo, com assessoria esportiva. De acordo com ele, o papel de uma assessoria esportiva é planejar e entregar o treinamento para o objetivo estabelecido pelo esportista ou atleta, para que ele obtenha o máximo desempenho possível, considerando a sua saúde e a sua individualidade. “Com isso as pessoas treinam de forma mais eficiente, poupando tempo, preservando a sua saúde e com um desempenho mais regular e consistente”, afirma ao ressaltar que no caso de grupos de corrida, nem sempre existe uma metodologia de trabalho específica ou o foco está mais voltado para o componente social e participação em eventos. “Então se você procura a sua melhor versão ou forma física, o serviço de assessoria é o mais recomendado”, pontua.

Quando o atleta procura o Fit Pro, explica Guarnieri, a preocupação é em educá-lo, a fim de entender que seu grande diferencial, é a sua metodologia de trabalho. “Temos uma proposta única que funciona através de dois encontros. Realizo uma análise completa do indivíduo - nível de condicionamento, capacidade técnica, estrutura e composição física, rotina, poder aquisitivo, gestão do tempo, hábitos alimentares -  e da modalidade que deseja desempenhar: gesto motor, metabolismo, capacidades técnicas, duração, regras, carga de treinamento, etc).

Após esse procedimento, eu e o atleta definimos as metas de curto, médio e longo prazo e quais serão as estratégias e os recursos que iremos mobilizar. A partir deste momento nós podemos dar início aos treinamentos”, explica o educador físico.

Veja alguns dos grandes resultados já alcançados por Fani contando com a assessoria esportiva:

  • Primeira meia maratona em dezembro de 2014.

  • Quarta meia maratona, onde estipulou o tempo e conseguiu cumprir. Melhor resultado das 6 meias maratonas que participou, fez a prova em 1h45min.

  • Esse ano foi convidada por uma marca esportiva para representar uma equipe de sexteto misto na Travessia da Serra Gaúcha, foram 65k no total, entre as cidades de Gramado e Canela. “Posso dizer que esse foi até hoje um dos momentos mais especiais, onde fui convidada, era apenas eu de mulher entre 5 homens, esses todos consideramos no meio como grande atletas, sendo 3 deles competidores de triathlon. Fomos campeões e ainda chegamos 1h20min na frente do segundo colocado”, comemora a corredora, à direita na foto acima.