CIRURGIA PLÁSTICA: MUITO ALÉM DA ESTÉTICA

Procedimentos impactam na saúde emocional e social e decisão requer plena segurança

O significado contemporâneo de saúde extravasa o conceito de ausência de doença para englobar o bem-estar físico, emocional e social. Esta interpretação também ressignifica a cirurgia plástica como um procedimento que envolve não somente resultados estéticos, mas impactos na autoestima e autoconfiança.

Comprovadamente, mudar faz bem. E a Medicina reconhece isto. Mas é necessário ter cautela para mudar quando, onde e o quê de forma a conquistar o maior dos benefícios: sentir-se bem. Referência na realização de rinoplastias e outras cirurgias plásticas faciais, o otorrinolaringologista Dr. Nelsoni de Almeida identifica diariamente em seu consultório as questões emocionais relacionadas à decisão de mudar.

"O desejo de harmonizar algum traço no próprio rosto pode surgir das mais diversas formas. Pode ser um sonho antigo, ou uma insatisfação despertada há pouco tempo. Ter a ver com uma nova fase, ou um evento importante da vida, como a proximidade de uma formatura ou casamento. Mas o que importa mesmo é a expectativa que o paciente cria em torno da cirurgia e o resultado que é possível atingir", pondera ele, que é também Membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Segundo o especialista, é fundamental que o paciente busque esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do procedimento desejado com um profissional verdadeiramente capacitado. "Quando o cirurgião tem qualificação e experiência, transmite a segurança necessária para a tomada de decisão. Afinal, toda cirurgia plástica inclui aspectos delicados, como o uso de anestesias, cortes e pontos, recuperação e, obviamente, destina-se a resultados satisfatórios", destaca.

O Dr. Nelsoni de Almeida explica ainda que independente da forma do despertar da mudança, seus benefícios são os grandes motivadores. "Muitos dos pacientes já operados relatam um sentimento comum com a nova imagem: felicidade. Mas sempre alerto que esta felicidade nasce de um conjunto de sentimentos complementados pela cirurgia plástica. É uma soma de sonho, realização e motivação. Esta é a maior beleza de uma mudança", define.