AMAMENTAÇÃO: A PRÁTICA DA VIDA

No Agosto Dourado, redobram os alertas sobre a importância do aleitamento materno

Agosto iniciou com uma reflexão importante e essencial: a amamentação. No primeiro dia do mês, Dia Mundial da Amamentação, teve início uma série de propostas para fortalecer, cada vez mais a consciência de pais, pediatras e de toda a sociedade sobre a importância de amamentar.

Assim, o Agosto Dourado se desenrola visando a conscientizar a prática da amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros 6 meses de vida do bebê.

Então, estimule essa prática entre suas amigas, familiares, pessoas queridas para você. Mulheres, se tiverem a oportunidade, amamentem! 

Abaixo, apresentamos 8 razões indiscutíveis para o aleitamento materno, trazidas ao Temas Preferidos pelo ginecologista, obstetra e precursor do Parto Sem Medo, Alberto Guimarães:
1) O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado para o bebê até os 6 meses de idade.
2) Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.
3) Colabora para a formação do sistema imunológico da criança.
4) Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém nascidos. 
5) Previne a anemia.
6) A sucção colabora no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.
7) Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
8) A amamentação dá às mães a sensação de bem estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia.

Quem é o Dr. Alberto Guimarães
Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Atuou no cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.